09/02/2009

Prefeitura treina militares da AMAN

Exército entra na luta contra a dengue em Resende

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) anunciou que as ações de prevenção contra a dengue promovidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida ganham um aliado importante a partir desta semana: a participação de 21 soldados, cabos e sargentos da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) no trabalho de visitas domiciliares. Os militares foram treinados pelo Serviço de Vigilância Sanitária do Município, no Centro de Controle de Zoonoses, que fica no bairro Vila Vicentina. Já as visitas dos militares aos imóveis de Resende se iniciam amanhã, terça-feira, dia 10, e vão até o próximo dia 26 de fevereiro – as visitas serão realizadas sempre de 8 às 14 horas.

No entendimento de Rechuan, o apoio do Exército no combate à doença tem dois significados importantes. Ele entende que, inicialmente, “a população de Resende ganhará um grande reforço na mobilização contra a dengue”. Desde o dia 08 de janeiro, a Prefeitura vem realizando mutirões semanais em diversos bairros da cidade visando eliminar possíveis focos do mosquito transmissor, orientar os moradores e recolher lixo e entulho.

Por outro lado, segundo ainda o prefeito, a participação dos militares no trabalho de prevenção pode ser considerada um dos resultados positivos do encontro que ele teve em janeiro com o comando da AMAN em seu gabinete. Durante este encontro, foi debatida a importância de parcerias entre a Prefeitura e o Exército “pelo bem-estar da população de Resende”.

- O combate a dengue deve representar uma luta de todos os segmentos organizados da sociedade e do cidadão em geral. Com a adesão dos militares da AMAN nesta verdadeira cruzada contra a doença, estamos tornando realidade outro reforço de fundamental importância neste trabalho – disse o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, Daniel Britto, os militares vão ser divididos em três equipes de sete integrantes cada – as equipes vão atuar sempre acompanhadas por um agente do Serviço de Vigilância Sanitária do Município, que orientará os militares no desenvolvimento do trabalho preventivo. Além das equipes, o Exército cederá os veículos para o deslocamento dos militares nos bairros. Britto esclareceu ainda que, paralelo ao trabalho dos militares, a Prefeitura continuará realizando os mutirões contra a doença em outras regiões do Município.

As equipes de militares da AMAN vão atuar nos seguintes bairros e dias: Guararapes e Toyota I (dia 10), Vila Julieta (de 10 a 16 de fevereiro), Manejo e Chácara do Tácito (dia 17), Jardim Brasília I (dia 18), Jardim Brasília II e Parque Ipiranga I (dia 19), Parque Ipiranga II (dias 20 e 26), Monte Castelo (dias 11, 12, 13 e 16), AMAN (dia 17), canteiro de obras da Votorantim (dias 18 e 19), Toyota II (dia 11), Jardim Primavera I (dia 12), Jardim Primavera II (dia 13), Jardim Primavera III (dia 16), Loteamento Morada do Contorno (de 17 a 19) e Loteamento Serra Azul (dias 20 e 26).

Palavras chaves: PREVENÇÃO