° Minº Max

Abertura da programação será realizada no Parque das Águas

Estudantes visitarão o Horto Florestal da Prefeitura

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura realiza de 05 a 10 de junho (domingo a sexta-feira da próxima semana) várias atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Organizada pela AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), a programação terá como objetivo ressaltar para a população a importância da preservação do meio ambiente, além de divulgar junto aos moradores do Município as obras e serviços que vêm sendo realizadas pela administração do prefeito José Rechuan (DEM) no setor. A abertura oficial será neste domingo, dia 05 de junho, às 9 horas, no Parque das Águas, data na qual é comemorada o Dia Mundial do Meio Ambiente. A solenidade contará com a presença do prefeito José Rechuan; do presidente da AMAR, Paulo José Fontanezzi; de secretários municipais; vereadores; alunos das escolas públicas e privadas; idosos que participam das atividades do Programa Terceira Idade Ativa; membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente; e profissionais de ensino que trabalham com a educação ambiental. Durante toda a manhã de domingo, a AMAR, em parceria com três secretarias municipais (Saúde, Educação, Turismo e Comércio); Superintendência Especial de Eventos e Integração da Prefeitura e a DET (Divisão de Educação para o Trânsito), estarão promovendo uma atividade denominada ARTECOLOGIA, que vai apresentar exposições, oficinas e eventos artísticos sobre as mais diferentes técnicas de reciclagem. - Uma das oficinas ensinará técnicas de pintura com elementos da natureza e uma das exposições vai mostrar a reciclagem de papel. Todas as atividades estarão voltadas para a questão do reaproveitamento – ressalta Fontanezzi. Outro destaque da programação no Parque das Águas será a exposição de fotografias a respeito do tema “Rio Paraíba do Sul, Desafio para a Vida”. Realizada em parceria com o Museu de Arte Moderna, a exposição vai destacar o trajeto do rio desde a sua nascente até a foz, as suas belezas e os problemas enfrentados no decorrer dos anos. Já no dia 08 serão realizadas duas atividades. A primeira, que acontecerá às 9 horas, está relacionada ao plantio de mudas de árvores no Parque Zumbi e a segunda será uma mesa temática sobre “Gestão de Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva”, que vai abordar também a questão da reciclagem no município. A mesa temática será realizada de 9 às 22 horas, no salão de convenções do Golden Center. O salão de convenções se localiza na Rua Alan Kardec 50, no Jardim Tropical. Graças a um projeto retomado no começo da atual administração do Município, a coleta seletiva passou a ser realizada em 26 bairros do Município, sendo considerada atualmente um trabalho importante de sustentabilidade ambiental. Paralelo à realização destes eventos, durante todo o mês de junho, serão realizadas visitas orientadas com os alunos da rede pública e privada ao aterro controlado de Bulhões, no galpão de triagem de resíduos sólidos e ao horto municipal (foto). O objetivo das visitas orientadas será desenvolver o conceito de cidadania ambiental entre os adolescentes e jovens da cidade.
Palavras chaves: SEMANA DO MEIO AMBIENTE