° Minº Max

09/06/2011

Estudantes participam de palestras sobre educação no trânsito

Normas de segurança no sistema viário são transmitidos aos alunos por patrulheiros rodoviários

Estudantes participam de palestras sobre educação no trânsito

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Conscientizar os jovens na faixa etária de 13 a 14 anos sobre a importância do respeito às leis de trânsito, além de informar este segmento da população sobre os procedimentos que devem ser seguidos por pedestres, ciclistas e futuros motoristas ou motociclistas. Esse é o objetivo do novo ciclo de palestras educativas realizadas nesta quinta-feira, dia 09, e que voltarão a ser promovidas na próxima terça-feira, dia 14, das 8h30m ao meio-dia, para alunos do sétimo ao novo ano, do Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria). A iniciativa faz parte do Projeto EducaTrânsito, que é desenvolvido pela Prefeitura, através da Superintendência de Transporte e Trânsito do Município, via DET (Divisão de Educação para o Trânsito), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Rodoviária Federal. As palestras – que estão sendo ministradas pelos patrulheiros rodoviários Cláudio Vieira Pereira e Marius Inagaki – se destinam a cerca de 180 estudantes da escola. Segundo a coordenadora da DET, Maria Alzira Lamin, além das escolas municipais, o projeto EducaTrânsito realiza ações educativas no trânsito para alunos das unidades de ensino do Estado e da rede particular, atendendo os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. - A parceria da Prefeitura com a Polícia Rodoviária foi firmada porque esta instituição possui um setor voltado especialmente ao desenvolvimento de um trabalho na área de educação no trânsito. A participação dos patrulheiros rodoviários é muito importante para o projeto, pois os agentes de segurança podem também transmitir aos alunos um pouco da experiência deles no patrulhamento do trânsito – disse Maria Alzira. CAMPANHA EDUCATIVA - Dando continuidade às campanhas educativas realizadas durante todo o ano pela Prefeitura de Resende, a equipe da Divisão de Educação para o Trânsito estará nesta sexta-feira, dia 10, das 15 às 17 horas, na Rua Dorival Marcondes Godoy (altura da antiga sede da Guarda Municipal), onde promoverá uma campanha de informação para o Dia dos Namorados (12 de junho). Com o apoio da Guarda Municipal, os agentes da Divisão vão distribuir folhetos informativos aos motoristas para reforçar novamente a necessidade do uso do cinto de segurança e a respeito dos riscos que a utilização do telefone celular enquanto dirigem representa. A campanha se denomina “Esqueça o celular e fale pessoalmente com seu amor! Se amarre, use o cinto de segurança”. Cerca de 800 folhetos deverão ser distribuídos durante o evento.
Palavras chaves: PREVENÇÃO CONTRA ACIDENTES