° Minº Max

Prefeitura intensifica visitas domiciliares na região da Fazenda da Barra

Estudantes participam de ações preventivas contra a dengue

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Saúde participa nesta quarta-feira, dia 01º de junho, da Feira de Ciências da Escola Municipal Bairro Cabral, a partir das 18h30m. Por meio do Programa de Educação em Saúde, a Secretaria realizará mais uma campanha educativa e de prevenção à dengue, voltada especialmente aos estudantes da escola e visitantes da feira. Segundo a coordenadora do Programa de Educação em Saúde, Cristina Rosadas, serão distribuídos folhetos aos visitantes, estudantes e profissionais de ensino com informações a respeito dos procedimentos que devem ser adotados para impedir a formação do mosquito transmissor da dengue. - Temos realizado várias campanhas educativas nos bairros e, principalmente nas escolas, orientando à população sobre os cuidados que devem ser tomados no caso desta doença. Nossas ações são sempre focadas na conscientização, pois a participação dos moradores é fundamental - explicou Cristina Rosadas. Todos os visitantes da Feira de Ciências na Escola do Bairro Cabral terão ainda a oportunidade de ver de perto o mosquito e sua larva em várias fases de desenvolvimento, que estarão disponíveis no minilaboratório (foto) que o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) montará durante o evento. Agentes sanitários utilizam esta medida para explicar o ciclo de vida do Aedes aegypti e assim mostrar a importância da eliminação de todos os possíveis criadouros do inseto. Equipes da Educação em Saúde e do CCZ, acompanhadas por 13 militares do Corpo de Bombeiros, também vêm percorrendo bairros da cidade, realizando ações de prevenção à doença. Nesta terça-feira, dia 31 de maio, as equipes estiveram na Fazenda da Barra I e em trechos do Parque Minas Gerais. Já nesta quarta-feira, dia 01, a partir das 8 horas, os agentes retornarão ao Parque Minas Gerais para concluir a visitação a todas as residências do bairro. Em seguida, eles vão realizar o mesmo trabalho na Fazenda da Barra III. - Durante estas visitas, nas quais são distribuídos materiais informativos sobre a doença e sobre o mosquito, o CCZ faz a inspeção das residências à procura de focos, distribuindo capas para caixas d água, caso seja constatada a necessidade desta proteção - disse Cristina Rosadas. HIPERTENSÃO – Dando continuidade às palestras sobre Hipertensão e Diabetes, nesta quarta feira, 01 de junho, às 08 horas, o Programa de Educação em Saúde reunirá idosos atendidos pelo Programa Terceira Idade Ativa na Igreja Católica do Morro do Cruzeiro com o objetivo de orientá-los sobre prevenção e cuidados contra estas duas doenças. As palestras sobre o tema já foram realizadas em vários bairros da cidade, entre eles a Cidade da Alegria e Vila Vicentina. Elas são ministradas pela coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá e enfermeira do Hospital Municipal de Emergência, Sarita Cesário Fodor.
Palavras chaves: SAÚDE