25/01/2011

Estudantes do Programa Recreio nas Férias participam de atividades contra a dengue

Campanha Rio Contra a Dengue acontece nesta sexta-feira, no Parque das Águas

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura e a Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil promovem nesta sexta-feira, dia 28, de 9 às 13 horas, no Parque das Águas, a campanha Rio contra a Dengue.

O evento contará com a participação de estudantes do Recreio nas Férias (foto), programa lançado domingo passado pela Prefeitura, que vem oferecendo ações nas áreas da cultura, esporte e lazer aos estudantes da rede pública em Resende.

No caso do Município, as ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), da FUNRESP (Fundação Resende Esportes) e da Superintendência Especial de Eventos e Integração.

O evento, cuja proposta é reforçar o trabalho de prevenção contra a dengue, vai reunir 1.500 crianças de Resende e outras 500 dos municípios de Itatiaia, Porto Real e Quatis.

A programação prevê uma manhã de muita diversão em pula-pula, cama elástica, piscinas de bolas e tobogãs, além de outros brinquedos montados pelo Governo do Estado, onde recreadores vão mostrar, de forma lúdica, a importância de manter bem longe o mosquito Aedes aegypti.

Os organizadores também montarão um palco no local onde serão realizadas outras atividades, como gincanas e campanhas informativas sobre os procedimentos corretos de combate à doença.

Paralelamente, segundo o coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonose da Prefeitura de Resende), Marcio Luciano Mendes, o órgão levará para o evento seu minilaboratório, com microscópio, larvas do mosquito da dengue e ainda o Aedes em sua fase adulta para que os participantes possam aprender tudo sobre os ciclos de vida do inseto e como identificá-lo.

A Secretaria Municipal de Saúde também distribuirá folhetos explicativos sobre a doença durante o evento.

A campanha desta sexta-feira foi definida no último dia 13, quando representantes do Governo do Estado estiveram em Resende reunidos com a diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Lúcia Albuquerque; a diretora de Educação em Saúde, Cristina Rosadas, e ainda com representantes da Secretaria de Educação e da Superintendência de Eventos do Município.

Os organizadores da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil pediram o apoio da Prefeitura, principalmente para garantir a participação das crianças. O evento desta sexta-feira marcará uma das atividades do Recreio nas Férias.

Palavras chaves: SAÚDE