06/10/2010

Estudantes de escolas municipais vão ao cinema

"O Menino da Porteira": um dos filmes em cartaz

Estudantes de escolas municipais vão ao cinema

Por meio de uma parceria entre a Concessionária Nova Dutra e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, cerca de  três mil alunos da rede municipal de ensino, matriculados da classe de alfabetização à primeira fase do ensino fundamental, terão acesso ao cinema brasileiro, nesta quarta, quinta e sexta (dias 06, 07 e 08 de outubro). Desta vez, vão ser beneficiados estudantes das escolas municipais Getúlio Vargas, Algodão Doce e Abrão Ribemboim, os três localizados na Cidade Alegria.

Segundo a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, a iniciativa faz parte do projeto “Cine Tele de Cinema”, da Nova Dutra, que traz para a cidade uma moderna e confortável sala de projeção de cinema itinerante com 225 lugares, climatizada. Visando atender os alunos de Resende, a sala ficará na esquina da Rua dos Xavantes com a Rua das Palmeiras (Cidade Alegria).

Os filmes previstos para serem exibidos são longa-metragens brasileiros, com conteúdos que motivam e possibilitam a análise, o debate e a reflexão sobre problemas de diferentes naturezas: social, histórica, ambiental e política, entre outros. Os professores ainda recebem um material de apoio contendo informações técnicas sobre os filmes exibidos e sugestões de atividades para serem trabalhadas com os alunos em sala de aula, de forma interdisciplinar.

Ao todo, durante os três dias, serão 12 sessões de cinema. A programação será a seguinte:

8h30mim - O Menino da Porteira - Classificação 12 anos

Direção:  Jeremias Moreira

Elenco: Cantor Daniel, João Pedro Carvalho, José de Abreu, Vanessa Giácomo, Rosi Campos, Eucir de Souza, Claudia Misurra, Antonio Edson, Valter Santos e Lui Strassburguer.

- Refilmagem de um sucesso de 1976, o Menino da Porteira traz a tona o regionalismo mineiro e as belas paisagens campestres. É uma história de amor proibido atrelada ao drama da música que inspirou o filme. Indicado para trabalhar em aula com os alunos, o filme possibilita o debate e questões sobre coronelismo, atividade pecuária, regionalismo, e preconceito lingüístico.

10hora - As Melhores Coisas do Mundo – Classificação 14 anos

Direção:  Laís Bodanzky

- O filme conta a rotina de um grupo de adolescentes que vivem dilemas como o relacionamento com os pais, disputas na escola, preconceitos, drogas e sexo. Inspirado na série de livros Mano, escritos por Gilberto Dimenstein e Heloisa Prieto, ele tem um elenco que mescla novos atores e profissionais. Antes das filmagens, Bodanzky fez uma pesquisa em escolas para levantar detalhes desse universo. Entre outras informações, os jovens, por exemplo, pediram para a diretora não representá-los como se estivessem em um filme de adolescente americano.

13h30mim - A Era do Gelo 3 – Classificação Livre

Direção: Carlos Saldanha

- A animação a Era do Gelo 3 é o terceiro episódio da série e inova com um enredo divertido, cenários vibrantes e traz ainda uma nova personagem – O Buck – uma doninha  surtada e engraçadíssima.

A Saga para salvar o personagem Sid de um mundo repleto de plantas carnívoras e dinossauros é ideal para todos os públicos. Indicado para trabalhar em sala de aula de ensinos fundamental um, Fundamental dois e médio.  Com piadas bem construídas e sátiras inteligentes, a animação possibilita um debate sobre estrutura familiar, relações de amizade, anti-heroísmo, e eras geológicas.

15h30mim - O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes - Classificação Livre

Direção: Wabercy Ribas e Rafael Ribas

- A animação traz um enredo complexo, que estimula a capacidade interpretativa das crianças, com tramas que parecem não se interligar.

Este filme surpreende com desfecho divertido, levantando questões morais como as tradicionais fábulas infantis.  É indicado para trabalhar em sala de aula com alunos do Ensino fundamental um.  A animação levanta desde questões propostas pelo currículo escolar como: cadeia alimentar, fossilização, evolução das espécies, até temas presentes na sociedade brasileira, como pirataria e trabalho infantil.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO