18/03/2011

Estudantes de escolas municipais se mobilizam contra a dengue

Secretaria de Saúde registra aumento de casos confirmados da doença

Estudantes de escolas municipais se mobilizam contra a dengue

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Dando continuidade às ações educativas visando conscientizar a população sobre a importância dos cuidados contra a dengue, a Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta segunda-feira, dia 21, de 9 horas ao meio-dia, no calçadão de Campos Elíseos, mais uma campanha de orientação aos moradores.

Durante o evento, cuja coordenação caberá ao setor de Educação em Saúde e ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), vão ser distribuídos folhetos com informações sobre como evitar a formação de focos do mosquito transmissor da dengue. A principal recomendação é a eliminação de todo e qualquer objeto com água parada. No dia 04 de março, agentes sanitários da Prefeitura já tinham realizado uma campanha educativa no mesmo local.

As ações educativas prosseguem até a sexta-feira seguinte, dia 25 de março, em quatro escolas da rede municipal. Na quarta-feira, dia 23, acontece uma passeata dos alunos da Escola Municipal Algodão Doce (Cidade Alegria). Já na quinta-feira, dia 24, haverá palestras com estudantes das escolas Dona Mariúcha (Santo Amaro) e Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), às 8h30m e 14 horas, respectivamente.

Nas três unidades, os estudantes vão reforçar junto aos moradores dos bairros onde as escolas estão situadas a necessidade de todos os segmentos organizados da sociedade e a população se mobilizarem para diminuir os riscos da doença em Resende.

Já os alunos do Colégio Noel de Carvalho (Nova Liberdade) - foto, participarão, de segunda a sexta-feira, de uma grande gincana, na qual arrecadarão objetos que costumam acumular água parada, ambiente propício à proliferação de focos da dengue. Esta gincana envolverá alunos na faixa etária de 6 a 9 anos.

A turma que arrecadar a maior quantidade de objetos será premiada com um passeio no Parque Nacional do Itatiaia. A divulgação do resultado está marcada para o dia 27 de março, durante a edição do Programa Resende Saudável Itinerante, que acontecerá no Parque das Águas. Lançado em 2009 pela Prefeitura, o Resende Saudável Itinerante leva os serviços da administração municipal aos bairros e distritos da cidade.

MAIS CASOS – Os números referentes à dengue em Resende vêm sendo atualizados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Lúcia Albuquerque, até a tarde de ontem, quinta-feira, dia 17 de março, 86 casos suspeitos da doença tinham sido notificados no Município, dos quais 16 foram confirmados, quatro a mais do que o balanço anterior.

Palavras chaves: PREVENÇÃO