03/10/2013

Estudantes da rede municipal debatem como ter uma escola sustentável

Propostas apresentadas devem ser implantadas nas escolas municipais

Estudantes da rede municipal debatem como ter uma escola sustentável

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Aproximadamente 60 alunos da rede municipal participaram nesta terça-feira, dia 1º, da I Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, no Espaço Z, com o objetivo de debater assuntos relacionados ao meio ambiente e de encontrar ações que tornem as escolas sustentáveis.

A iniciativa é realizada com estudantes das Escolas Municipais Hetelvina Carneiro (Pedra Selada), Moacir Coelho da Silveira (Serrinha), Júlio Verne (Vicentina), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), além da Escola Municipal Bilíngue Rompendo o Silêncio (Alvorada) e Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria).

A conferência faz parte de um programa do Ministério da Educação, desenvolvido na cidade pelo CREAR - Centro de Referência de Educação Ambiental de Resende, da Secretaria de Educação. As primeiras conferências foram realizadas nas próprias escolas. Os alunos propuseram ações, por exemplo, para que os materiais diariamente jogados no lixo fossem melhor aproveitados, criando dessa forma uma preservação ambiental permanente.

Os debates, nessa segunda fase de conferências, começaram com um levantamento sobre os gastos das escolas participantes. A partir daí, os alunos avaliaram os desperdícios e buscaram criar ações para reduzir o consumo de água, energia, materiais e alimentos.

Entre as propostas apresentadas estão criar mecanismos de compostagem nas escolas, instalação de sensores nas torneiras para a economia de água e trabalho de conscientização para o racionamento de energia.

Já com relação ao desperdício de alimentos uma das ideias é adequar melhor os horários das refeições. Segundo eles, em algumas unidades escolares o almoço é servido muito cedo, e isso, acaba aumentando o desperdício.

Com base nas discussões da conferência municipal, o CREAR vai tentar implantar as propostas na rede municipal. Ainda este ano, os alunos e as escolas envolvidas com este trabalho vão participar das edições estadual e nacional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

Palavras chaves: MEIO AMBIENTE