21/10/2010

Estudante de Resende disputa seleção em Santa Catarina para o Bolshoi

Tálisson Farias é aluno da Escola Municipal Marieta Salles Cunha, da Baixada da Olaria

Estudante de Resende disputa seleção em Santa Catarina para o Bolshoi

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O estudante Tálisson da Silva Farias, de 8 anos (foto), aluno de balé do Projeto Segundo Turno da Prefeitura de Resende, embarca nesta sexta-feira, dia 22, para a cidade de Joinvile, em Santa Catarina, onde participa de uma seletiva para a Escola de Teatro Bolshoi. Tálisson viajará de avião acompanhado pela mãe, Raquel da Silva Tristão, e por sua professora de balé no projeto Segundo Turno, Andrea Solto. Aluno da Escola Municipal Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), ele foi escolhido para participar da seleção deste fim de semana em Santa Catarina, no dia 29 de agosto, durante um evento realizado no Centro de Dança de Resende, do qual participaram 85 meninas e dois meninos, com idade entre nove e 11 anos. Deste total, foram aprovadas seis crianças da região. Para o prefeito José Rechuan (DEM), a classificação de Tálisson “pode ser entendida como um dos resultados positivos do Projeto Segundo Turno”. Uma das ações principais de inclusão social da Prefeitura, o Segundo Turno foi implantado pelo Município no ano passado, e atualmente atende quase dois mil estudantes com oficinas de balé, artesanato, dança, desenho, pintura, teatro, capoeira, fanfarra, xadrez e contação de histórias, entre outras atividades esportivas, culturais e recreativas. Além da Escola Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), onde Tálisson é matriculado, a oficina de balé é realizada na Escola Municipal Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II) e Casa da Amizade (Centro). A programação da seleção deste fim de semana em Santa Catarina prevê a primeira avaliação de aptidão e ritmo para o sábado, dia 23. Os aprovados nesta etapa participarão da prova artística no domingo, 24, quando Tálisson, sua mãe e sua professora no Projeto Segundo Turno retornarão a Resende, durante à noite. A secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, manifestou sua confiança na vitória do aluno durante a seleção em Joinville. - Estaremos todos torcendo pelo estudante. Manifestamos ainda nosso entendimento de que a escolha dele para esta seleção já representou uma vitória importante para a Prefeitura de Resende, dentro do trabalho realizado desde o ano passado com o objetivo de oferecer perspectivas de futuro às crianças, adolescentes e jovens do nosso município. A nossa expectativa é de que possamos comemorar outras vitórias de estudantes integrantes do Projeto Segundo Turno, cuja importância social é incontestável – disse Soraia.
Palavras chaves: DISPUTA NACIONAL