Resende

16° Min24º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

25/05/2012

Estatísticas apontam eficiência do sistema de monitoramento na cidade

Em Resende, são 27 câmaras localizadas em pontos estratégicos

Estatísticas apontam eficiência do sistema de monitoramento na cidade

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

        A Prefeitura de Resende apresentou esta semana um balanço do Sistema de Monitoramento de Câmeras desde sua implantação, em novembro de 2010 até o mês de abril de 2012. Segundo o superintendente de Ordem Pública do Município, Dalmo Ribeiro Pinto Coelho, as estatísticas mostram que com o apoio do sistema de monitoramento, diversos órgãos municipais, as Polícias Civil e Militar e ainda o Corpo de Bombeiros têm conseguido agir pontualmente na solução das mais diversas ocorrências nas áreas cobertas pelas 27 câmeras instaladas na cidade.

        De acordo com o balanço, no ano em que foi implementado, o sistema registrou uma ocorrência de tráfico de drogas, em que a ação do traficante foi flagrada pelas câmeras. Com isso, a Polícia Militar pode agir prontamente para coibir o crime. De novembro de 2010 a abril de 2012, foi capturado um total de 134 imagens de ocorrências: uma em 2010, 66 no ano de 2011 e 67 no ano de 2012.

        - A equipe que atua na operação das câmeras, durante 24 horas por dia, é treinada para detectar tudo o que possa vir a causar problemas no tráfego de trânsito, na obstrução das vias públicas e calçadas, em ocorrências de acidente de trânsito, uso e tráfico de drogas, assaltos, invasão de patrimônio e tudo o que possa colocar em risco a ordem pública. As estatísticas mostram a eficiência do sistema, que permite uma atuação mais ágil das forças de segurança, - explicou o superintendente.

        No caso de colisão de veículos e atropelamento, o sistema de monitoramento contribui para uma ação imediata a fim de controlar o trânsito no local do acidente e agilizar o socorro às vítimas eventuais, acionando não só a Guarda, a PM e os Bombeiros, mas também a Central de Ambulâncias.

        Além de todas as imagens que envolvem segurança, os guardas municipais que atuam na central de monitoramento também são capacitados para detectar situações que possam caracterizar risco de dengue, como lixos e entulhos despejados nas vias públicas fora dos horários de coleta de lixo, podendo servir de depósito para as larvas do mosquito transmissor da doença. Neste caso, o CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) e a Divisão de Fiscalização de Posturas são acionados imediatamente para resolverem o problema. No caso do CCZ, o sistema ainda auxilia na apreensão de animais soltos nas ruas que são flagrados pelas imagens. Outro órgão municipal que conta com o apoio das câmeras é a Divisão de Fiscalização de Posturas.

        - Para a população, o sistema de câmeras trouxe maior sensação de segurança, devolvendo aos cidadãos resendenses as áreas públicas, como praças e parques, antes frequentadas por usuários de drogas e desordeiros. Estas áreas estavam em estado de abandono e hoje são frequentadas por toda a família, em qualquer horário, inclusive à noite - avaliou Dalmo, destacando que a Guarda Municipal e a Polícia Militar também auxiliam na segurança das praças, realizando rondas rotineiras.

 

SOBRE AS CÂMERAS - As câmeras estão instaladas nas seguintes localidades: Entre a Avenida Saturnino Braga e a Rua João Ferreira, próximo ao Resende Shopping; Avenida Tenente Coronel Mendes; Acesso Oeste (Jardim Aliança); Ponte Primavera, no Toyota; próximo à Exapicor; entre a Rua Padre José Sandrup e Avenida Brasília; Rodoviária Velha, na Avenida Gustavo Jardim; próximo ao Restaurante Popular; Calçadão de Campos Elíseos, entre a Nilo Peçanha e a Luis Pistarini; na rotatória da entrada da cidade; Itapuca; UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Cidade Alegria; no São Caetano, na Rua Benedito Leonel da Silva com Rodovia Presidente Dutra; Tenente Coronel Mendes (Manejo); Sala de Controle (Centro Administrativo da Prefeitura).

Seis Câmeras ficam localizadas em Parques: na Nova Alegria; no Parque Saúde (Cidade Alegria); Parque Alegria (Cidade Alegria); Parque das Águas (Jardim Jalisco); Parque Tobogã (Vila Julieta); e Parque Primavera (foto).

A cidade conta também com outras seis câmeras instaladas em vias próximas a escolas municipais ou estaduais, aumentando a segurança para professores e estudantes em horários de entrada e saída das aulas: Avenida das Mangueiras, próximo ao Colégio Getúlio Vargas (Cidade Alegria); Escola Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade); Marcílio Dias, próximo ao Colégio Estadual Pedro Braile Neto e ao Colégio Salesiano (Jardim Jalisco); na Praça Nossa Senhora de Fátima, próximo ao Colégio Estadual José Medeiros de Camargo (Paraíso); Escola Municipal Bairro Cabral; Terminal Sul, próximo ao CIEP Augusto de Carvalho (Cidade Alegria).

        São 27 câmeras, que permitem um zoom de até seis quilômetros. 

Palavras chaves: SEGURANÇA
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados