05/04/2011
Estação de Tratamento de Esgoto em Mauá será inaugurada nesta sexta-feira
Obra foi construída pelo Governo do Estado em terreno cedido pela Prefeitura
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
O prefeito José Rechuan (DEM) participa nesta sexta-feira, dia 08 de abril, às 10 horas, da cerimônia de inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto de Visconde de Mauá. A cerimônia contará com a presença do governador Sérgio Cabral (PMDB).
Construída pelo Governo do Estado, através de uma parceria com a Prefeitura de Resende, que cedeu a área de aproximadamente mil metros quadrados onde a obra foi executada, a ETE vai beneficiar 750 residências da região turística de Mauá e terá capacidade para receber até 500 mil litros de resíduos.
O vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão (PMDB) também provavelmente participará da solenidade.
Para Rechuan, a entrada em funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá “tem significados importantes para várias áreas essenciais ao desenvolvimento da região, entre elas o turismo, a infra-estrutura, o saneamento básico e o meio ambiente”.
Além disso, ele frisou que a obra “veio reforçar ainda mais os resultados positivos a favor da população que vêm se tornando uma realidade por meio do trabalho de mãos dadas entre a Prefeitura de Resende e o Governo do Estado”.
Desde quando Rechuan assumiu a Prefeitura, esta será a terceira vez que Sérgio Cabral comparece a cerimônias públicas na cidade. Na primeira vez, em agosto de 2009, o governador participou no município dos eventos que marcaram a reabertura do IML (Instituto Médico Legal) e o lançamento da Academia de Ginástica para Idosos do Parque das Águas. Em março do ano passado, Rechuan e Cabral inauguraram o Restaurante Cidadão.
Nas duas vindas a Resende, o governador estava acompanhado pelo vice-governador Pezão.
- Já no primeiro ano do nosso governo, precisamente no dia 28 de dezembro, participamos de um encontro em Mauá, no qual foi anunciada outra grande conquista para aquela região turística, fruto de mais uma parceria da Prefeitura com a administração do governador Sérgio Cabral: a Estrada Parque, cujas obras começaram meses depois e se encontram em andamento. Ao longo das últimas décadas, muito se falou sobre a Estrada Parque em Mauá, mas o fato é que ela saiu do papel durante o nosso governo, graças a este bom relacionamento da nossa administração com o Governo do Estado a favor da população de Resende – disse Rechuan.
A construção da Estação de Tratamento de Esgoto em Mauá é considerada pelo presidente da AMAR (Agência de Meio Ambiente do Município de Resende), Paulo José Fontanezzi como “uma realização que vai contribuir de forma direta para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da comunidade”.
A execução da obra foi acompanhada por técnicos da própria AMAR e da Secretaria Municipal de Obras. Ele lembra que, além das instalações físicas da ETE, o Governo do Estado realizou ainda a interligação da rede coletora de esgoto com as residenciais locais.
Fontanezzi frisou ainda a importância da unidade para a preservação das riquezas naturais de Mauá.
Palavras chaves: SANEAMENTO BÁSICO