° Minº Max

06/07/2012

Espaço Z foi inaugurado com exposição e apresentação musical

Local voltado para a cultura foi entregue à população na noite desta quinta-feira

Espaço Z foi inaugurado com exposição e apresentação musical

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Na noite da última quinta-feira, dia 5 de julho, o Prefeito José Rechuan e o Presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, André Whately, inauguraram as obras de revitalização do Espaço Z, antigo Mercado dos Produtores, no Centro.

Na avaliação do Prefeito José Rechuan, a obra teve um significado importante nas ações desenvolvidas pelo atual governo para revitalização do Centro Histórico de Resende.

- Quando assumi, uma funcionária tirava a fuligem dos livros que estavam armazenados aqui, na biblioteca. Quando mudei a biblioteca para um novo local fui criticado. Mas hoje todos podem constatar que a Biblioteca Municipal está em local adequado para atender bem a população e ainda em condições de receber novos livros. Com a revitalização do espaço Z, estamos preservando e reconstruindo - defendeu Rechuan.

André Whately também destacou a importância do espaço para a cultura de Resende, já que o Espaço Z será destinado a exposições, apresentações musicais e teatrais e palestras.

- Tive a oportunidade de assinar o cheque da compra do Cine Vitória e agora estou tendo a oportunidade de inaugurar esse espaço ao lado de Rechuan, um espaço cultural onde os artistas da cidade terão seu espaço para se expressar. Enquanto em outras cidades governos permitem o fechamento de espaços culturais, em Resende estamos preservando nossos espaços - acrescentou.

Durante a abertura, o historiador Claudionor Rosa contou a história do espaço, inaugurado em 1912 pelo então governador do estado do Rio, Francisco Chaves de Oliveira Botelho. O local abrigou o Mercado do Produtor, de onde saíam produtos para serem exportados para a Europa e Estados Unidos. O espaço também foi o Cine Odeon, um supermercado e sediou durante algum tempo a Biblioteca Municipal.

No evento, além de autoridades, estavam presentes muitos artistas locais. O espaço foi inaugurado com uma exposição de projetos e maquetes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura e apresentações musicais. O local recebeu o nome do ex-conselheiro municipal de Cultura, José Fernando Costa, o Zé Costa.

A reforma de aproximadamente R$ 338 mil, de recursos próprios da Prefeitura, contemplou a construção de um auditório com capacidade para cem pessoas; salão de exposição; banheiros adaptados; e mezanino, entre outras melhorias, como jardins na área externa.

Palavras chaves: CULTURA