Resende

14° Min26º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

12/04/2013

Espaço Z abriga nova exposição a partir de quarta-feira, dia 17

Mostra reúne indumentárias de 15 orixás

Espaço Z abriga nova exposição a partir de quarta-feira, dia 17

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

        A Prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, promove, em parceria com a UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), a exposição Agbara Orixás, do artista Sidiney Rocha, que reúne indumentária de 15 orixás - Exu, Iemanjá, Xangô, Oyá, Oxum, Obá, Ogum, Oxóssi, Obaluaê, Nanã, Oxumarê, Ossaim, Logum Edé, Ewa e Oxalá, promovendo um encontro com as culturas africanas, explorando cores, formas, detalhes e atributos. 

            A mostra será aberta na próxima quarta-feira, dia 17 de abril, às 19h, no Espaço Z, e poderá ser visitada até 13 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

            A exposição faz parte do projeto de itinerância de mostras, realizado pelo Departamento Cultural da Sub-Reitoria da UERJ, com o objetivo de fortalecer a atuação da instituição em cidades do interior do estado. A mostra já passou pela Galeria Candido Portinari, no campus Maracanã da UERJ, em 2012, e agora chega a Resende.

              De acordo com o Departamento Cultural da Universidade, "a exposição não tem nenhuma intenção religiosa e pretende provocar um encontro com um capítulo da história do Brasil por meio da estética, de formas plásticas e da arte, escrito pelas mulheres africanas. Ela retrata um período da história do Brasil que culminou com a junção de elementos africanos e brasileiros. Naquele momento, negros de diversas etnias eram trazidos ao Brasil para servirem como escravos, e com eles vieram suas crenças, costumes e tradições que, adaptados ao novo contexto, sobreviveram e hoje exercem presença no cenário cultural do Brasil".

            Através da representação dos orixás por meio de seus figurinos, Sidiney Rocha aplicou seus conhecimentos de estilismo, desenho de estamparia e educação artística, adquiridos no curso de Estilismo em Confecção Industrial realizado no SENAI. O artista, que já atuou como carnavalesco em diversas escolas de samba cariocas, como Estrelinha da Mocidade Independente de Padre Miguel (2007 e 2006) e Unidos de Padre Miguel (2002), é formado em Licenciatura em Educação Artística, com habilitação em História da Arte, pela Uerj; e em Belas Artes, com ênfase na indumentária, pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

 

Palavras chaves: ARTES PLÁSTICAS
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados