10/12/2010

Cerimônia acontece neste domingo, às 11 horas

Escritura do terreno para nova escola será entregue à comunidade

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) entrega neste domingo, dia 12, às 11 horas, aos moradores da Vargem Grande, a escritura do terreno destinado à construção de uma escola que atenderá estudantes residentes não só do distrito, mas também das comunidades de Fumaça, Jacuba, Bagagem, Monte Alegre e Bonsucesso.

A escola vai oferecer o aprendizado da Educação Infantil ao nono ano do Ensino Fundamental.

Segundo a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, a desapropriação do terreno representava um sonho antigo dessas comunidades da Zona Rural do município.

A cerimônia que marcou oficialmente a compra da área pela Prefeitura ocorreu recentemente no Centro Administrativo da Beira-Rio, tendo contado com as presenças do prefeito e da secretária de Educação, além do secretário municipal de Finanças, Renato Viegas; do procurador geral do Município, Carlos Serra; e de lideranças comunitárias da Vargem Grande.

- Atualmente, nas comunidades da zona rural previstas para serem atendidas pela nova escola da Vargem Grande, existem apenas o aprendizado de educação infantil ao quinto ano do ensino fundamental. Dentro desta realidade, a Secretaria Municipal de Educação transporta diariamente mais de 150 estudantes para cursar as séries finais do ensino fundamental em escolas na área urbana da cidade. A construção de mais uma unidade escolar na comunidade representa outra grande conquista de grande alcance social para essas crianças e adolescentes. Certamente, eles vão se sentir mais estimulados por estudarem mais perto de suas residências – destaca Soraia, acrescentando que as obras da nova unidade deverão começar no início de 2011.

A nova escola da Vargem Grande – que hoje é atendida pela Escola Municipal Hetelvina Carneiro – faz parte do programa de  construção e ampliação das unidades da rede municipal de ensino planejado para o próximo ano.

Entre as ações previstas está a inauguração da creche da Baixada da Olaria, cujas obras já estão concluídas, e da creche do Loteamento Morada do Contorno – neste caso, a obra se encontra em fase de acabamento. As duas creches vão atender 160 crianças, sendo 40 na Baixada da Olaria e 120 no Morada do Contorno.

Palavras chaves: VARGEM GRANDE