16/08/2011

Escolinha da Prefeitura oferece aulas de natação para portadores de deficiência

Atividade faz parte do Programa Gente Eficiente, que foi lançado há dois anos pelo Município

Escolinha da Prefeitura oferece aulas de natação para portadores de deficiência

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A FUNRESP (Fundação Resende Esportes) continua com  inscrições abertas para a escolinha de natação, que atende pessoas portadoras de deficiência auditiva, visual, física ou mental.  A iniciativa faz parte do Programa Gente Eficiente, que foi implantado pela Prefeitura há cerca de dois anos com o objetivo de oferecer atividades esportivas e culturais para esse segmento da população (foto).

As inscrições estão sendo feitas na sede da FUNRESP, que funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, no Centro Administrativo da Prefeitura, ou através do telefone 3360-6164. Atualmente o projeto conta com 12 cidadãos matriculados.

As aulas desta escolinha de natação acontecem às terças e quintas-feiras, de 15 às 17 horas, e às quartas e sextas-feiras, de 9 às 11 horas, no CSSAN (Clube dos Sargentos e Subtenentes das Agulhas Negras), localizado no bairro Monte Castelo. Os alunos são orientados por profissionais de Educação Física, que trabalham desde a adaptação na piscina até os fundamentos do esporte.

De acordo com a presidente da FUNRESP, Sheila Freire, a aula inaugural aconteceu no dia 17 de junho, quando participaram alunos e responsáveis, representantes do CSSAN e da Fundação Resende Esportes.  Neste dia foi realizada a apresentação das instalações do clube e dos professores que atuam no projeto. Desde então, os inscritos iniciaram as aulas práticas.

- O projeto representa um trabalho de inclusão social, tornando realidade também outra conquista de grande alcance social colocada em prática pela Prefeitura, dentro da área do esporte e do lazer. Além disso, a iniciativa mostra a determinação do prefeito José Rechuan (DEM) em ampliar cada vez mais as ações de inclusão para os cidadãos portadores de deficiência – afirma a presidente.

Uma das próximas ações do Programa Gente Eficiente para este segmento da população acontecerá em outubro, quando será lançado o curso de mergulho para pessoas com deficiência. A iniciativa será realizada em parceria com a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), que disponibilizará o espaço físico, equipamentos e profissionais. As inscrições serão divulgadas em breve pela FUNRESP.

Palavras chaves: ESPORTE E INCLUSÃO SOCIAL