15/10/2010

Escolas municipais terão aula de civismo e cidadania

Unidades de ensino já estão recebendo kits com bandeiras e hinos oficiais

Escolas municipais terão aula de civismo e cidadania

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria de Educação, está implantando nas escolas da rede municipal de ensino, o projeto “Pátria Amada Brasil”, que visa resgatar nas escolas o debate e a discussão sobre civismo e cidadania. Na foto, alunos participam do desfile cívico de 07 de setembro deste ano. O prefeito José Rechuan (DEM) destaca a importância desta iniciativa como “uma ação que vai contribuir de forma direta para a formação dos estudantes da rede pública de Resende enquanto cidadãos”. - A nossa administração entende que o amor dos alunos à sua pátria tem influência direta na formação de cidadãos conscientes. E isso é fundamental para a construção de um país melhor. Por isso, a implantação deste projeto nas escolas municipais sempre foi uma prioridade do nosso governo. No ano passado, demos um passo importante nesta direção ao realizar um concurso entre os estudantes sobre o Hino Nacional. Agora, tornamos realidade outra ação dentro desta proposta – disse Rechuan. Segundo a secretária Municipal de Educação, Soraia Balieiro, o projeto atenderá aos alunos da educação infantil ao ensino médio. Os objetivos principais da iniciativa são os seguintes: despertar a consciência dos alunos sobre os direitos e responsabilidade do cidadão; desenvolver o respeito à nação brasileira; sensibilizar para a importância do papel como cidadão, através do resgate dos valores cívicos e morais e sociais com a participação ativa da família e da comunidade, além de promover o trabalho pedagógico sobre a cidadania e o civismo. Para isso, cada uma das 54 escolas municipais está recebendo um kit de apoio, contendo uma Bandeira Nacional, uma do Estado do Rio de Janeiro, uma do Município de Resende e um CD com hinos pátrios brasileiros e de Resende, além de uma apostila com sugestões de atividades. A equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação fará o acompanhamento do projeto visitando e orientando as escolas. O projeto também inclui visitas às escolas do prefeito José Rechuan e de representantes de instituições que foram convidadas para participar deste projeto, entre eles a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) e a Guarda Municipal.
Palavras chaves: EDUCAÇÃO