08/10/2018

ESCOLAS MUNICIPAIS REPRESENTAM RESENDE NAS OLIMPÍADAS MATIFIC DE MATEMÁTICA

Mais de 700 alunos de três escolas da rede estão participando das atividades que serão encerradas nesta terça-feira, dia 9

ESCOLAS MUNICIPAIS REPRESENTAM RESENDE NAS OLIMPÍADAS MATIFIC DE MATEMÁTICA

Crédito: Arquivo PMR

Cerca de 700 alunos das Escolas Municipais Algodão Doce e Abrahão Hermano Ribenboim, ambas localizadas na Cidade Alegria, além da Sagrado Coração, situada no bairro Lavapés, estão participando das Olimpíadas Matific de Matemática, que conta com estudantes de todo o Brasil. A atividade, iniciada na semana passada e que será encerrada nesta terça-feira, dia 9, utiliza jogos online, com o objetivo de estimular o raciocínio lógico de crianças da Educação Infantil ao 6° ano do Ensino Fundamental na resolução de diversos problemas.

A competição, que começa a ganhar notoriedade como a primeira olimpíada digital de matemática realizada no país, funciona em formato de torneio, no qual os resultados obtidos pelos alunos são computados num ranking e os estudantes de diferentes escolas disputam entre si para definir quem tem o melhor desempenho nas tarefas. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, todos os desafios propostos pela competição são executados nas escolas, em horários de aula, e com o acompanhamento e estímulo de professores.

De acordo com a organização da Olimpíada, os alunos que obtiverem os melhores resultados serão premiados, assim como os professores e a escola. Os prêmios variam de valores em dinheiro, brindes, até licenças Matific – plataforma que utiliza jogos e outros recursos lúdicos e tecnológicos, voltados para o ensino da matemática. A escola campeã receberá R$ 15 mil em dinheiro, e mais R$ 3 mil em licenças para utilizar a plataforma. Além disso, os três melhores colocados, e seus professores, também receberão prêmios, como tablets e vale-presentes.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Rosa Fresh, a proposta é encarada como um método inovador, que pode auxiliar o aprendizado, tornando a matemática uma disciplina mais atrativa para os estudantes.

- Participando desta Olimpíada, nossos alunos aprendem se divertindo e isso os impulsiona ainda mais a se dedicarem aos estudos, ao mesmo tempo em que testam sua capacidade de raciocínio lógico. Por isso, aceitamos o convite da organização da competição para participar deste evento com muito orgulho. Vamos aproveitar esta experiência para incentivá-los a continuar dando o melhor de si e obtendo os melhores resultados – disse a secretária.

Palavras chaves: Matemática