28/05/2010

Escolas municipais comemoram Semana do Meio Ambiente

Teatro, plantio de mudas e limpeza de rio estão entre as atividades programadas

Escolas municipais comemoram Semana do Meio Ambiente

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Educação está promovendo ações de conscientização ambiental, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (05 de junho). O objetivo destas atividades é despertar na comunidade, e em especial nos alunos de 1º ao 9º ano do ensino fundamental, conhecimentos sobre o meio ambiente e a importância de preservá-lo. A programação começou nesta quarta-feira, dia 26, e segue até o dia 10 de junho. Todas as atividades da Semana do Meio Ambiente nas escolas estão sendo promovidas com as seguintes instituições: Associação de Moradores de Engenheiro Passos, INB (Indústrias Nucleares do Brasil), Colégio Estadual Engenheiro Passos, Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, AREP (Administração Regional Engenheiro Passos), GEEP (Grupo Ecológico Engenheiro Passos), HA (Associação Ecológica Harmonia Ambiental) e o Parque Nacional do Itatiaia, Dentre as diversas ações que serão realizadas em Engenheiro Passos destacam-se o mutirão para a limpeza do Ribeirão da Água Branca, o plantio de 80 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e de árvores frutíferas no entorno da Escola Municipal Augusto de Carvalho, a apresentação de produções artísticas sobre o tema do meio ambiente com alunos e a realização de um diagnóstico ambiental do Ribeirão da Água Branca. Além disso, o evento pretende promover uma aproximação maior com o Parque Nacional de Itatiaia, despertando os alunos e a comunidade para a necessidade de preservação da Mata Atlântica. OUTRAS ESCOLAS - A secretaria Municipal de Educação, por meio do CREAR (Centro de Referencia de Educação Ambiental de Resende), também irá promover ações ambientais em diversas escolas do Município durante o mês de junho. No dia 08, acontece no bairro Cidade Alegria, a passeata ecológica com alunos da Escola Municipal Abrahão Hermano Ribemboin. No mesmo dia também haverá ações em comemoração a Semana do Meio Ambiente na Escola Alambari (Alambari) e o plantio de arvores e teatro ecológico na Escola Municipal Algodão Doce (Cidade Alegria). Já na Escola Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III), de 07 a 11 de junho, e na Escola Municipal Maria Dulce Chaves (Novo Surubi), no dia 15 de junho, acontecerão gincanas ecológicas. Para o dia 09, a programação prevê atividades ambientais em parceria com a Organização Não Governamental 4 Patas na Escola Municipal Bernarda Brandão (Vila Moderna). A Escola Municipal José Roberto Sampaio (São Caetano), por sua vez, terá teatro infantil ecológico, horta medicinal e ornamentação de jardins.
Palavras chaves: CONSCIÊNCIA