27/04/2018
ESCOLAS MUNICIPAIS ABREM INSCRIÇÃO PARA ASSISTENTE DE ALFABETIZAÇÃO
Selecionados atuarão no programa Mais Alfabetização, do Governo Federal
Crédito: Carina Rocha
Após terem aderido ao programa Mais Alfabetização, desenvolvido pelo Governo Federal, 22 escolas da Rede Municipal de Ensino abriram nesta sexta-feira, dia 27, as inscrições para os interessados em atuar como assistentes de alfabetização. Para fazer a inscrição, que vai até o dia 4 de maio, é necessário comparecer a uma das escolas inseridas no programa levando o currículo. Os selecionados poderão atuar como assistentes em até oito turmas, totalizando 40 horas de trabalho. Para isso, eles receberão uma ajuda de custo no valor de R$150,00 por turma.
Segundo o programa, as atividades desempenhadas pelo assistente de alfabetização, que atuará junto com o professor regente da turma, envolvem: participação no planejamento elaborado em conjunto com a coordenação da escola; cumprimento da carga horária estabelecida pelo programa; elaboração e apresentação, à coordenação, do relatório dos conteúdos e atividades realizadas mensalmente e que deverão ser inseridas no sistema do Governo Federal. Além disso, ele também deverá cumprir suas tarefas com responsabilidade, pontualidade e assiduidade. Para a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, a iniciativa terá uma importância fundamental no processo de alfabetização dos alunos.
- Este programa é uma estratégia do Ministério da Educação para fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos nossos estudantes, regularmente matriculados no primeiro e no segundo ano do Ensino Fundamental. Com certeza ele terá uma influência positiva neste processo, pois as crianças receberão uma atenção redobrada com a presença dos assistentes nas salas de aula – disse Rosa Frech, lembrando que o auxiliar trabalhará diretamente nas áreas da leitura, escrita e matemática.
Segundo ela, em média, cada escola contará com um auxiliar, com exceção de algumas unidades, que demandam um número maior. Os selecionados serão convocados na medida em que a verba do programa for direcionada à escola pelo Governo Federal. A atividade de assistente de alfabetização é voluntária, regida pela lei do voluntariado, nº 9.608/1998.
Conheça as escolas contempladas com o programa:
Abrahão Hermano Ribenboim; Augusto de Carvalho (Eng. Passos); Bairro Vicentino; Clotilde de Souza Ferreira; Dona Mariúcha; Esther Politi; Francisco Quirino Diniz; Governador Roberto Silveira; Jardim das Acácias; Lídia Pires de Magalhães; Maria de Assis Barboza; Ciep 489 Augusto de Carvalho; Ciep 347 Dr. Jorge Miguel Jayme; Ciep 342 Geraldo da Cunha Rodrigues; Maria Dulce Freire Chaves; Marieta Salles Cunha; Noel de Carvalho; Professor Carlinhos; Sagrado Coração; Surubi; Adelaide Lopes Salgado; Hetelvina Carneiro; Rio Preto e João Rodrigues.
Palavras chaves: Mais Alfabetização