28/06/2013

Escolas da zona rural recebem o Programa Estrada para a Cidadania

Divisão de Educação para o Trânsito capacita professores da rede municipal

Escolas da zona rural recebem o Programa Estrada para a Cidadania

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Divisão de Educação para o Trânsito (DET), vinculada à Superintendência de Transporte e Trânsito, em parceria com a Concessionária CCR NovaDutra, promove nesta sexta-feira, dia 28, uma oficina pedagógica para professores que atuam nas escolas da zona rural. A capacitação, que faz parte do programa "Estrada para a Cidadania", acontece das 8 às 12 horas, na Escola Municipal Hetelvina Carneiro, na Vargem Grande.

Segundo a coordenadora da DET, Claudia Regina de Moraes Alvarenga, este programa tem o objetivo de disseminar noções de segurança no trânsito, cidadania e respeito ao meio ambiente.

Neste sentido, a NovaDutra oferece oficinas pedagógicas e materiais didáticos aos professores, para que possam trabalhar os temas propostos. Os estudantes também recebem livros que são utilizados durante o ano.

Na Vargem Grande, participarão da capacitação cerca de 20 professoras do quarto e quinto ano do ensino fundamental. Elas receberão orientações sobre atividades e dinâmicas que levarão para a sala de aula.

- Esta será a primeira oficina promovida na região onde as educadoras da zona rural atuam. Com isso, estamos facilitando a participação das profissionais e levando as atividades para dentro dos contextos onde as escolas estão localizadas - frisa Claudia Regina.

Em Resende, o Estrada para Cidadania é desenvolvido em unidades de ensino das áreas urbana e rural. Os temas relacionados ao trânsito são trabalhados através da Superintendência de Transporte e Trânsito. Já o meio ambiente é desenvolvido nas escolas por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Entre as ações promovidas por esta iniciativa durante o ano letivo está a atividade "Cidadania na Estrada", onde os alunos confeccionam sob a orientação dos seus educadores, cartinhas que são entregues aos motoristas durante a Semana Nacional de Trânsito.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO