08/02/2012

Prefeitura investiu R$ 368 mil na compra dos equipamentos

Escola terá lousas digitais em todas as salas de aula

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, confirmou hoje, dia 08 de fevereiro, que a Prefeitura vai instalar lousa digital em cada uma das 25 salas de aula da Escola Noel de Carvalho (Nova Liberdade), cujas instalações vêm sendo reformadas pela Prefeitura. Segundo ela, a escola será a primeira unidade da rede municipal de ensino a receber o equipamento.

- Com a implantação das lousas digitais, a administração do prefeito José Rechuan (PP) coloca em prática mais uma ação concreta no sentido de modernizar cada vez mais as condições de aprendizado dos estudantes e de trabalho dos professores. Além de construir e reformar unidades da rede municipal de ensino, promover melhorias nos vencimentos dos professores e realizar cursos de capacitação profissional, a Prefeitura vem tornando realidade iniciativas concretas com o objetivo de seguir as inovações tecnológicas necessárias – disse Soraia.

Ao todo, a prefeitura adquiriu 25 lousas digitais com recursos do FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). O investimento totalizou cerca de R$ 368 mil. A Escola Noel de Carvalho será o projeto piloto para a implantação deste novo equipamento, mas a proposta da Secretaria de Educação é estender a instalação de lousas digitais para toda a rede municipal de ensino.

A lousa interativa é uma superfície de aço cerâmico, que permite a escrita com marcadores sem criar manchas, e cujos acessórios são formados por três canetas destinadas à utilização dos usuários simultaneamente; apagador; impressora; projetor multimídia; teclado virtual, além de um software que possibilita ao professor criar animações, gráficos, mapas e textos customizados, entre outras possibilidades.

Esses investimentos representam mais um importante passo da Prefeitura visando à modernização das escolas. Nos últimos três anos, a Prefeitura ampliou o número de laboratórios de informática; entregou notebooks para professores, diretores, orientadores educacionais e orientadores pedagógicos, além de ter informatizado os setores administrativos das unidades de ensino e das creches e distribuído bolsas personalizadas (masculinas e femininas) com um caderno de planejamento das atividades deste ano letivo (2012) a cada professor.

A distribuição da bolsa ocorreu durante a aula inaugural que marcou oficialmente a abertura do ano letivo, semana passada, nas dependências do teatro monumental da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras). Na mesma cerimônia, foi feita uma demonstração de uso das lousas digitais que começam a ser implantadas na rede municipal de ensino (foto).

Palavras chaves: EDUCAÇÃO