03/05/2013

Escola Técnica: Prefeitura fará Escritura Pública de Cessão de Uso para União do imóvel do GSSAN

Instituto Federal Tecnológico vai oferecer cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, além de formação continuada

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Com a aprovação do projeto de Lei, encaminhado ao Legislativo pelo prefeito José Rechuan (PP), a Prefeitura procederá agora à confecção da Escritura Pública de Cessão de Uso do Grêmio de Subtenentes e Sargentos das Agulhas Negras (GSSAN) para União, via Ministério da Educação, através do Centro Federal de Educação Tecnológica, para instalação do campus do IFRJ (Instituto Federal de Ciências e Tecnologias do Rio de Janeiro) no Município.

- Nos próximos dias a documentação estará pronta para ser encaminhada ao Centro Federal de Educação Tecnológica, para sequência do projeto de instalação do campus - comenta o prefeito Rechuan.

Além dos cursos técnicos, o campus do IFRJ trará para Resende outras formas de ensino, como cursos de Graduação e Pós-Graduação, e cursos rápidos de formação continuada, que já existem no Município, através de parceria com o Campus Volta Redonda, com atividades realizadas em unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

Durante a transmissão de posse realizada no GSSAN, na última terça-feira, dia 30 de abril, o presidente do clube, Ismael Silva da Conceição, destacou a "emoção em estar passando o espaço para a Prefeitura, principalmente para receber uma escola técnica profissionalizante".

- Represento o clube há 60 anos, somos 110 sócios proprietários, e chegou em um momento que não conseguiríamos suportar mais, e para salvar o patrimônio encontramos este respaldo da Prefeitura, e ficamos felizes com a decisão do prefeito Rechuan em transformá-lo numa escola técnica profissionalizante - contou Ismael.

Conforme explica o prefeito Rechuan, a negociação para a vinda do campus da IRFJ para Resende foi longa. "Durante uma reunião em Brasília, dois ministros queriam levar o campus para São Paulo ou Minas Gerais, mas conseguimos convencer a presidente Dilma sobre a necessidade, por conta do crescimento da região e da posição estratégica do nosso Município", disse o prefeito, ressaltando o apoio recebido do governador Sérgio Cabral (PMDB) e do vice-governador Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Após a garantia da presidente Dilma Rousseff (PT) e de diversas reuniões no Ministério da Educação, foi iniciada uma busca para as instalações do campus.

- Encontramos no GSSAN um espaço ideal, que foi já foi avaliado e aprovado pela equipe do IFRJ, em março. E nesta semana, recebemos da Justiça a posse do clube, que está sendo desapropriado, e repassado para a União para a instalação do campus - diz Rechuan.

Palavras chaves: QUALIFICAÇÃO