° Minº Max

Desde 2009, Prefeitura já implantou quatro telecentros

Engenheiro Passos ganha Telecentro Comunitário

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Inaugurado na semana passada pela Prefeitura, o Telecentro Comunitário de Engenheiro Passos conta com 11 computadores para oferecer cursos gratuitos de informática aos moradores do distrito. O serviço foi criado a partir de uma parceria da administração do prefeito José Rechuan (DEM) com o Governo Federal, por meio do GESAC (Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão), programa coordenado pelo Ministério das Comunicações, cujo objetivo é promover a inclusão digital em todo país, disponibilizando os equipamentos necessários. Para a realização das aulas, a Prefeitura firmou um convênio com o CDI (Comitê para a Democratização da Informática), organização não-governamental, que utiliza a tecnologia como ferramenta no enfrentamento das diferenças sociais. Em Engenheiro Passos, o curso funcionará de segunda-feira a sexta, em três turnos (manhã, tarde e noite). Com o objetivo de atender os moradores impossibilitados de freqüentarem o curso nos dias úteis da semana, a coordenação do Telecentro já estuda a possibilidade de formar turmas para os sábados. O Telecentro de Engenheiro Passos funciona no térreo da administração do distrito, localizada na Avenida Boa Vista, s/nº, via principal da comunidade, onde as pessoas interessadas poderão obter todas as informações a respeito do aprendizado oferecido na unidade. Segundo o secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, cuja pasta coordena a implantação deste novo serviço em Engenheiro Passos, cada curso terá duração de seis meses e o conteúdo dispõe do pacote básico de informática (linux, windows, word, excel, power point e internet). - Antes mesmo de ser inaugurado, o Telecentro já cadastrou aproximadamente 300 pessoas, e agora a coordenação está realizando uma triagem, para que sejam formadas as primeiras turmas. No final do ano, haverá o encerramento com a entrega de certificados e outras turmas serão definidas - explica o secretário. Esse é o quarto Telecentro Comunitário implantado em Resende pela Prefeitura a partir de 2009. Os outros três funcionam em Visconde Mauá, na Vila Vicentina e e Itapuca. Durante a inauguração do Telecentro de Engenheiro Passos, o prefeito José Rechuan ressaltou que o serviço “não representa somente inclusão digital, mas também educação, tornando-se ainda um instrumento importante de capacitação e preparação dos jovens para o mercado de trabalho e a vida em sociedade”. - As próximas gerações de Resende com certeza serão beneficiadas com todos esses serviços disponibilizados - ressaltou Rechuan. A cerimônia de inauguração em Engenheiro Passos contou ainda com as presenças do vice-prefeito Noel de Oliveira (PDT); dos secretários municipais Rubens Almada (Obras), Alfredo de Oliveira (Planejamento), Marly Ceccoline Cortona (Assistência Social), Reynaldo Raeli (Turismo e Comércio) e Edgar Moreira (Indústria, Tecnologia e Serviços); do comandante da Guarda Municipal, Francisco Jances de Alcântara; do superintendente de Ordem Pública da Prefeitura, José Antônio dos Santos e do administrador regional de Engenheiros Passos, André Lucena, além do diretor de produção do combustível nuclear Samuel Fayad e do supervisor de produção, Jorge de Oliveira Conceição, ambos representantes da INB (Indústrias Nucleares Brasileiras), empresa instalada no distrito e parceria da Prefeitura em algumas ações do poder público municipal. Na foto, um estudante de Engenheiro Passos em visita ao Telecentro do distrito.
Palavras chaves: INCLUSÃO DIGITAL