Resende

20° Min28º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública

Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

02/09/2021

ENCONTRO INESPERADO COM A CULTURA: BIBLIOTECA DE RESENDE INICIA PROJETO ‘LIVROS LIVRES’ 

Ação distribuirá centenas de livros por praças e parques de Resende e população poderá levá-los para casa ao encontrar 

ENCONTRO INESPERADO COM A CULTURA: BIBLIOTECA DE RESENDE INICIA PROJETO ‘LIVROS LIVRES’ 

Crédito: Lu Gastão

A Prefeitura Municipal de Resende, através da Casa da Cultura Macedo Miranda, inicia neste mês de setembro o projeto ‘Livros Livres’, desenvolvido pela equipe da Biblioteca Pública Jandyr César Sampaio. O objetivo desta ação, é ‘liberar’ gratuitamente por praças e parques de Resende, centenas de livros para serem ‘encontrados’ e lidos pela população da cidade. 

O projeto de compartilhamento de livros em lugares públicos de várias cidades pelo mundo começou há 20 anos nos Estados Unidos e recebeu o nome de ‘bookcrossing’. A ideia original consiste em deixar ou ‘liberar’ livros em vários locais públicos de uma cidade para serem encontrados pelos leitores. Depois de lidos, os livros podem ser liberados novamente para criar uma rede de leitores. 

Para o presidente da Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, a ideia do compartilhamento de livros é uma forma de incentivar a leitura de uma forma alternativa.   

- Quem tiver a sorte de encontrar um de nossos livros num banco de praça ou na mesa de um parque, pode ser atraído pelo tema do livro e iniciar uma prazerosa viagem pela leitura. O encontro inesperado com os exemplares é uma forma lúdica e divertida de estimular a leitura, já que os leitores terão a sorte de estar na data e local exatos para se depararem com os livros. O encontro inesperado tarã como consequência mais uma boa leitura - conta o presidente. 

A distribuição dos livros pela cidade acontecerá a partir de setembro sem local ou hora marcada. Os funcionários da biblioteca tentarão ser os mais discretos possíveis, deixando as obras disponíveis para serem encontradas pela população. Em virtude da pandemia, todos os livros foram higienizados e embalados em sacos plásticos. No interior de cada livros haverá uma etiqueta contendo informações sobre o projeto e a biblioteca de Resende. 

Segundo a diretora da Biblioteca Jandyr Cesar Sampaio, Annye Amorim, o principal objetivo desse projeto é a formação leitora do munícipe, por meio do livre acesso aos livros. ‘Vale mencionar, que não haverá necessidade de cadastro, empréstimo ou devolução para a biblioteca. O livro poderá ser compartilhado com qualquer outra pessoa após a leitura’, frisa a diretora. 

Palavras chaves: Livro Livre
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados