13/01/2011

Encontro em Resende define novas ações contra a dengue

Reunião nesta quinta-feira terá a presença de representantes do Governo do Estado

Encontro em Resende define novas ações contra a dengue

Crédito: Clóvis Alves - ACOM/PMR

Uma reunião prevista para esta quinta-feira, dia 14, às 14 horas, no auditório do CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem), vai debater novas ações de prevenção contra a dengue. Desde janeiro de 2009, agentes sanitários da Prefeitura têm reforçado as visitas domiciliares pelos bairros da área urbana (foto).

Participarão do encontro, que faz parte da Campanha Rio contra a Dengue, representantes da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro e das seguintes instituições da Prefeitura: Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Governo, Superintendência Especial de Eventos e Integração, FUNRESP (Fundação Resende Esportes), CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e Departamento de Educação em Saúde.

A Campanha Rio contra a Dengue foi lançada há quase dois anos pelo Governo do Estado com o objetivo de realizar atividades em parceria com as prefeituras do interior fluminense visando diminuir os riscos de proliferação do mosquito transmissor da doença.

Numa mensagem distribuída esta semana aos servidores municipais através de “O Pátio”, informativo semanal da Prefeitura dirigido especialmente para o funcionalismo, o prefeito José Rechuan (DEM) voltou a destacar a importância do reforço das ações preventivas contra a dengue.

Ele pediu o empenho de todos os servidores no sentido de adotar as medidas necessárias para impedir a formação de focos nos locais de trabalho e em suas residências, salientando que “a luta contra a dengue é uma luta de todas as pessoas, e de todos os segmentos organizados da sociedade”.

O prefeito considera o encontro desta sexta-feira da Campanha Rio Contra a Dengue “outro passo importante para ampliar ainda mais o trabalho de prevenção”.

- Devemos lembrar que a grande quantidade de água gerada pelas chuvas de verão acaba criando um ambiente ainda mais favorável à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, pois como todos sabem o inseto prolifera em recipientes com água parada. Este fato explica a necessidade de os cuidados serem redobrados nesta época do ano – disse Rechuan.

A diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Lúcia Albuquerque, lembra que em janeiro do ano passado a Campanha Rio contra a Dengue foi realizada em Resende por meio de uma apresentação de afroreggae no calçadão de Campos Elíseos.

A campanha tem como proposta conscientizar a população sobre os cuidados necessários através da promoção de atividades culturais e esportivas.

Para Lúcia Albuquerque, as atividades da Rio Contra a Dengue são importantes “porque ajudam a ampliar as informações sobre a doença e as formas corretas de evitá-la”. Durante o encontro desta sexta-feira, as autoridades da Prefeitura e do Governo do Estado vão definir as ações a serem realizadas em Resende neste ano de 2011. O CDI se localiza ao lado do Hospital Municipal de Emergência.

Palavras chaves: REFORÇO NA PREVENÇÃO