21/08/2009

Encontro debate ações integradas para o turismo

Rechuan reafirma importância de consórcios para as cidades da região

Encontro debate ações integradas para o turismo

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Ao participar esta semana de um encontro em Itatiaia do Projeto Cercanias – iniciativa lançada em junho pela Prefeitura de Resende, que propõe ações pelo desenvolvimento integrado de 15 municípios do eixo Rio-São Paulo e Minas Gerais – o prefeito José Rechuan (DEM) defendeu novamente a formação de consórcios entre estas cidades para a solução de problemas comuns. O encontro desta semana, que ocorreu no Hotel do Ypê e foi coordenado pelo prefeito de Itatiaia, Luiz Carlos do Ypê (PP), reuniu representantes de diversas prefeituras da região. Durante a reunião, foi debatida a criação de uma parceria com a Organização Não-Governamental Pro-Natura para a implantação de um projeto de desenvolvimento sustentável na área do turismo. No entendimento de Rechuan, “a união dos prefeitos é de fundamental importância para a solução de problemas comuns das cidades e a criação de ações conjuntas pelo desenvolvimento econômico e social destes municípios”. O Pro-Natura, cujo projeto voltado ao incremento do turismo foi apresentado esta semana, através do Cercanias, representa, no continente americano, a Fundação Parque da Paz, responsável pela criação de reservas ambientais no continente africano, ocorrida na década de 1990, durante a gestão do ex-presidente Nelson Mandela. Durante o encontro em Itatiaia, Rechuan e os representantes das demais cidades que integram o Projeto Cercanias, conheceram ainda o trabalho da Heritage Destinations Group, organização suíça ligada ao segmento turístico, que pretende integrar o projeto da ONG Pro-Natura na região. - Esta reunião é um desdobramento importante do Cercanias, que demonstra a seriedade e a estruturação do nosso consórcio, através do qual as cidades pretendem dividir riquezas em vez de problemas. Trata-se de um sinal de que as coisas estão mudando e caminham na direção certa. O tempo em que os municípios lutavam sozinhos pelos seus problemas já está passando. Agora, é hora de união, e não de separação. E essa proposta de consórcio entre as cidades localizadas numa determinada região tem a simpatia do Governo Federal que, inclusive, vem estimulando a formação de consórcios regionais – disse Rechuan. O presidente da ONG Pro-Natura, Marcelo Andrade, e o co-fundador da Heritage Destinations Group, Ludovic Laine, elogiaram as potencialidades da região para o incremento do turismo na área formada pelos municípios integrantes do Projeto Cercanias. Confirmando que a entidade planeja implantar um projeto de desenvolvimento integrado nesta região, Ludovic adiantou que uma das prioridades será a preparação da mão de obra local para o artesanato. Marcelo Andrade, por sua vez, disse que o Projeto Cercanias vem de encontro a uma proposta da ONG em implantar um projeto na área do turismo em um local coberto pela Mata Atlântica, “como é o caso da região”. O encontro do Projeto Cercanias contou ainda com a participação de outros três representantes da Prefeitura de Resende. Foram eles: o secretário executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Edgar Moreira; a presidente do EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende), Bianca Pena; e o presidente da FUNRESP (Fundação Resende Esportes), Wagner Barcellos. Bianca e Barcellos defenderam a criação de ações conjuntas na área do esporte e de prevenção contra as drogas. Já Edgar Moreira, que coordena também o Projeto Cercanias, informou que a criação do Memorial JK está entre as propostas planejadas pelo consórcio para o próximo ano, quando Brasília completa 50 anos. Fundador de Brasília, o ex-presidente morreu há 33 anos durante um acidente automobilístico no trecho da Via Dutra que passa pelo distrito de Engenheiro Passos, onde o memorial será construído. Segundo Edgar, a proposta da obra já foi encaminhada ao gabinete do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).
Palavras chaves: ECONOMIA