° Minº Max

10/04/2013

Educação é tema de Fórum Estadual que acontece nesta semana

Objetivo é aprimorar área técnica e de gestão da Educação

Educação é tema de Fórum Estadual que acontece nesta semana

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participa no período de 10 a 12 de abril, do 62º Fórum de Dirigentes Municipais de Educação. O evento é promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Undime), e acontece no auditório da Fecomércio, no Rio de Janeiro.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Rosaly Azevedo, o objetivo principal é buscar novos conhecimentos tanto na área de gestão quanto na área técnica, aproveitando a disponibilidade de profissionais renomados que estarão participando dos debates.

- O encontro será também um importante momento para a troca de experiências entres gestores municipais. Vamos buscar novas informações para todas as nossas demandas, ou seja, ações e projetos que estão sendo oferecidos pelo município e que exigem planejamento - disse a secretária.

A programação do fórum debaterá temas relacionados à alfabetização, letramento, aprendizagem e avaliação. A abertura do evento acontece nesta quarta-feira, dia 10, às 15h30, com palestra sobre Alfabetização e letramento na idade certa e as políticas municipais. Ela será ministrada pela doutora em Educação e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Magda Becker Soares.

No segundo dia do fórum, quinta-feira, dia 11, as atividades terão início às 9 horas, com a realização de um painel sobre Programas e Ações desenvolvidos em parceria com o Governo Federal. Na ocasião, serão debatidos temas relacionados ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), PROINFÂNCIA, Educação Integral e Erradicação do Sub-Registro de Nascimento.

Em seguida, os participantes assistirão uma série de palestras, entre elas, "Sistemas nacionais de avaliação e de informações educacionais", com a mestra em Ciências Sociais e diretora executiva da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), professora Maria Helena Castro. E "Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb)", "Plano de Carreira" e "O impacto do novo piso salarial na Educação Municipal", assuntos que serão abordados pelo mestre em políticas públicas em educação pela Universidade de Brasília e doutorando na Universidade de São Paulo Luiz Araújo.

Na sexta-feira, dia 12, último dia do encontro, será realizado um painel institucional com membros da Undime e da Universidade Federal Fluminense. Após este momento, terá início um novo ciclo de palestras que abordarão assuntos relacionados à importância e à necessidade do planejamento estratégico participativo; apresentação dos programas e políticas públicas do Ministério da Educação para 2013; o papel do secretário municipal de educação na garantia do direito de aprender; a parceria universidade x secretarias municipais no fortalecimento da gestão democrática e as ações previstas pelo estado que contemplam os municípios fluminenses.

O fórum será encerrado às 17 horas, com a eleição e posse da diretoria e do Conselho Fiscal da Undime para a gestão 2013-2015.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO