31/01/2011

Educação: profissionais de apoio participam de capacitação

Oficinas para este segmento acontece a partir de quarta-feira

Educação: profissionais de apoio participam de capacitação

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A exemplo dos professores – que participam nesta semana da Jornada Educacional, evento programado pela Secretaria Municipal de Educação para marcar a abertura do ano letivo de 2011 – os profissionais de apoio da rede de ensino do Município também participarão de oficinas de capacitação.

As oficinas acontecem nos dias 02 e 03 de fevereiro, quarta e quinta-feira, na Universidade Estácio de Sá. Elas terão como objetivo aprimorar os conhecimentos deste segmento de trabalhadores da Educação, além de melhorar a ainda mais a qualidade dos serviços prestados à comunidade escolar.

A capacitação destinada aos profissionais de apoio reunirá assistentes de serviços gerais, inspetores de disciplina e cozinheiras.

As oficinas vão ser ministradas pela psicóloga Mônica Matos e pela pedagoga da Secretaria Municipal de Educação, Rosaly Azevedo. Segundo a psicóloga, na programação estão previstas oficinas com enfoque na melhoria da qualidade da educação.

- A metodologia dessas oficinas será participativa, através de jogos, vivências e exibição de filmes que promovem  a troca de experiências entre as pessoas – destacou a psicóloga.

A programação começa na quarta-feira, dia 02, com as palestras sobre motivação  e sobre  Prevenção ao Uso de Drogas. De 8 às 12 horas participarão os auxiliares de serviços gerais, e de 13 às 15 horas, as cozinheiras e os inspetores de disciplinas.

Já na quinta-feira, dia 03, acontece a palestra “A integração como ferramenta de mudanças no papel do educador”, que ressaltará o atendimento ao público interno e externo, na comunicação, na integração e cooperação e na ética. Também será realizada em dois horários: de 8 às 12 horas (auxiliares de serviços gerais)  e de 13 às 15 horas (cozinheiras e inspetores de disciplina).

A secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro (na foto, falando a um grupo de profissionais da rede de ensino), destaca a importância das oficinas “como um reconhecimento ao trabalho dos profissionais de apoio”.

- Este segmento de servidores da Secretaria Municipal de Educação é fundamental para que as ações do setor se tornem realidade no dia-a-dia da comunidade escolar. Desde o primeiro ano da administração do prefeito José Rechuan (DEM), a Prefeitura vem colocando em prática iniciativas no sentido de valorizar os profissionais de apoio – disse Soraia.

Palavras chaves: VALORIZAÇÃO