° Minº Max

"Estrada para a Cidadania" é realizada em parceria com a Nova Dutra

Educação no Trânsito: Professores das escolas rurais são capacitados

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Em parceria com a CCR Nova Dutra, a Prefeitura, por meio da Divisão de Educação para o Trânsito da Superintendência de Transporte e Trânsito do Município, realiza nesta sexta-feira, dia 03 de junho, mais uma oficina pedagógica para os professores do quarto e quinto ano do ensino fundamental das escolas localizadas na Zona Rural da cidade. A capacitação, que acontece das 8h30m às 11h30m, na Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, faz parte do programa “Estrada para a Cidadania”, promovido pela concessionária em parceria com a prefeitura. O objetivo da oficina será incentivar os professores que atuam diretamente neste projeto a realizaram atividades sobre os temas Educação no Trânsito e Educação Ambiental junto aos seus alunos. Durante a realização da oficina, estão previstas dinâmicas pedagógicas e de motivação. Serão abordados ainda temas como cidadania, comportamento, segurança da criança no trânsito e de que maneira os alunos podem contribuir com a preservação do meio ambiente. De acordo com a coordenadora da Divisão de Educação para o Trânsito da Prefeitura, Maria Alzira Lamin, no Programa Estrada para a Cidadania, cada escola possui um professor responsável por multiplicar as informações dentro da unidade de ensino na qual é lotado. O programa permite que os temas sejam trabalhados não apenas dentro da sala de aula, mas em toda a escola e na comunidade. Além de disponibilizar os agentes responsáveis pela capacitação dos professores da rede municipal, a concessionária CCRR Nova Dutra cede o material pedagógico impresso utilizados pelos profissionais de ensino e os estudantes. Ao todo 31 escolas participam do programa Estrada para a Cidade no município. São elas: Adelaide Lopes Salgado (Capelinha), Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Augusto de Carvalho (Cidade Alegria), Bairro Cabral, Campo Alegre (Mauá), Chico Mendes (Acampamento Terra Livre), Dona Mariúcha (Santo Amaro), Rompendo Silêncio (Alvorada), Esther Politi (Fazenda da Barra I), Fênix (Pedra Selada), Francisco de Souza Aguiar (Bagagem), Francisco Tavares Rezende (Sertãozinho), Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Hetelvina Carneiro (Vargem Grande), Jacuba (Vila Fumaça), Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), João Rodrigues (Vila Fumaça), Luis Pistarini (Bulhões), Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), Moacir Coelho da Silveira (Serrinha do Alambari), Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), Professor Carlinhos (Fazenda da Barra II), Rio Preto (Rio Preto), Sagrado Coração (Lavapés), Santa Maria (AMAN), São Vicente Ferrer (Estrada da Cachoeira da Fumaça), Surubi, Francisco Quirino Diniz (Visconde de Mauá), Edouard Michelin (Pestalozzi) e Escola Municipalizada Lídia Pires de Magalhães (Itapuca). O superintendente de Transporte e Trânsito do Município, instituição a qual a DET está subordinada, Roque Cerqueira, frisa a importância das ações de educação no trânsito desenvolvidas nas escolas municipais. Segundo ele, através da conscientização dos professores e dos alunos, a Prefeitura reforça todo o trabalho realizado a partir de 2009 visando diminuir os riscos de acidentes no trânsito. - Nos últimos dois anos e cinco meses, diversas ações têm contribuído para aumentar as condições de segurança dos motoristas e pedestres no trânsito da nossa cidade. Durante todo o decorrer do ano passado, por exemplo, Resende ficou 296 dias sem registrar acidentes com vítimas fatais e 174 dias seguidos sem a ocorrência de acidentes graves. Estes números mostram o quanto estamos trabalhando visando melhorar o funcionamento do sistema viário da cidade – disse Roque. Na foto, uma campanha de educação no trânsito realizada este ano pela Prefeitura nas ruas da cidade, através de uma ação conjunta entre a DET e a Guarda Municipal.
Palavras chaves: MENOS ACIDENTES