18/02/2011

Drogas: Traficantes flagrados por câmeras da Prefeitura são presos no Paraíso

Sistema de monitoramento registra morador jogando entulho na rua

Drogas: Traficantes flagrados por câmeras da Prefeitura são presos no Paraíso

Crédito: Divulgação - Sistema de Monitoramento / PMR

A dois dias de completar um mês de funcionamento, o sistema de monitoramento por câmeras de vigilância implantado pela Prefeitura, através da Superintendência de Ordem Pública, flagrou, no começo da madrugada desta sexta-feira, 18, a ocorrência de tráfico de drogas na Praça Nossa Senhora de Fátima, no bairro Paraíso.

Informada imediatamente sobre o caso pelos plantonistas do sistema, que funciona 24 horas por dia no Centro Administrativo da Beira-Rio, a Polícia Militar se dirigiu ao local e prendeu um homem e uma mulher responsáveis pelo tráfico. Os dois foram autuados em flagrante na Delegacia de Polícia de Resende.

A implantação do sistema de monitoramento da Prefeitura ocorreu no dia 20 de janeiro.Atualmente, o sistema é formado por 19 câmeras instaladas em vários pontos da cidade.

Os dois presos hoje a partir das imagens flagradas pelas câmeras da Prefeitura são Joice Lopes da Silva, 30 anos, e Bruno Antônio dos Santos Silva, 26, que residem, respectivamente, no Paraíso e no Bairro Cabral. Com eles, os policiais militares apreenderam sete pedras de crack.

O sistema de monitoramento registrou toda a movimentação do fato, desde a circulação à prisão dos traficantes, passando pela movimentação de pessoas junto ao casal detido à chegada das duas viaturas da PM mobilizadas na ocorrência, à revista dos presos e à condução deles a um dos veículos da corporação.

Recentemente, a câmera instalada nas proximidades do Acesso Oeste, por exemplo, flagrou um morador do bairro Jardim Primavera jogando entulho na Avenida Francisco Fortes Filho.

Com base numa informação passada pelos plantonistas do sistema de monitoramento, um fiscal da Divisão de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Finanças se deslocou até o local, notificou o morador e determinou a ele que o lixo fosse retirado rapidamente da via pública, o que ocorreu no mesmo dia.

Segundo o superintendente de Ordem Pública da Prefeitura, José Antônio dos Santos, algumas imagens registradas pelas câmeras de vigilância flagraram também pessoas atravessando ruas e avenidas da cidade fora da faixa de pedestres.

Diante desta constatação, a Superintendência de Ordem Pública já entrou em contato com a Divisão de Educação do Trânsito do Município com o objetivo de organizar uma campanha educativa para conscientizar o cidadão sobre a importância do respeito às normas de trânsito.

Através de uma parceria da Prefeitura com a Polícia Militar, um guarda municipal e um agente da PM ficam de prontidão na sala de monitoramento coordenando o registro de imagens e informando os setores competentes a respeito das ocorrências filmadas. As equipes de plantão trabalham em turnos de 12 horas.

Palavras chaves: ORDEM PÚBLICA