31/03/2011

Dia Mundial Sobre o Autismo é lembrado nas escolas municipais

Professoras do Município participam de capacitação sobre o tema

Dia Mundial Sobre o Autismo é lembrado nas escolas municipais

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Sábado, 02 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Engajada nesta luta pela inclusão desta parcela da população, a Secretaria Municipal de Educação de Resende está distribuindo para as escolas da rede um vídeo explicativo sobre a síndrome e incentivando-as para que realizem neste dia ações de conscientização junto às suas comunidades escolares. -Vamos participar desse dia de mobilização mundial para mostrar que há pessoas que, na sua essência, são iguais. Solicitamos também que todos vistam roupa azul, pois esta é a cor do autismo – disse Terezinha Saloto, coordenadora do CEMAE (Centro Municipal de Atendimento ao Educando). Segundo a coordenadora, a palavra autismo ainda é desconhecida para muitas pessoas. Por isso, o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo busca esclarecer o que vem a ser essa síndrome que hoje atinge cerca de dois milhões de brasileiros e ampliar as informações sobre a importância do diagnóstico e a intervenção precoce. Ainda segundo Terezinha, com o objetivo de viabilizar uma Educação Inclusiva aos educandos Autistas, a Secretaria Municipal de Educação está enviando duas professoras para a AMA (Associação dos Amigos dos Autistas) em São Paulo com o objetivo de capacitá-las a respeito do tema. A capacitação – que terá duração de uma semana – será feita através do ABA (Applied Behavior Analysis), um método de intervenção comportamental no tratamento do sintoma do autismo. Outro método previsto para ser aplicado no treinamento é o TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children), que representa um programa voltado à implantação de rotinas ligadas ao ambiente do autista. - Visamos capacitar essas profissionais para que se tornem multiplicadoras das informações recebidas para os outros professores da rede. Desta forma, o nosso objetivo é oferecer um atendimento de melhor qualidade aos alunos autistas incluídos na rede municipal de ensino – explicou Terezinha, informando ainda que atualmente estão matriculados 12 estudantes autistas nas escolas regulares da rede municipal. Para a secretária municipal de Educação, professora Soraia Balieiro (foto), “as ações realizadas para este segmento da população representa mais um importante passo da Prefeitura de Resende na luta pela inclusão de pessoas deficientes nas escolas regulares do Município”. Ela relembrou outras ações desenvolvidas pela administração do prefeito José Rechuan (DEM) para a inclusão de pessoas deficientes, entre elas a ampliação do número de salas de recursos especiais, através das quais os estudantes portadores de deficiência recebem um complemento diferenciado no seu aprendizado; a Semana dos Portadores de Necessidades Especiais; a implantação do Programa Gente Eficiente, que atende também estudantes deste segmento com atividades recreativas, esportivas e culturais; a reforma da Escola de Educação Especial Rompendo o Silêncio, que começará em breve e vai melhorar as condições de aprendizado para os estudantes com deficiência auditiva e o apoio à Associação Pestalozzi de Resende.
Palavras chaves: INCLUSÃO SOCIAL