13/11/2013

Crianças atendidas pelo Centro de Atendimento ao Diabético participam de festa

Dia Mundial do Diabetes é comemorado em Resende com várias atividades

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), o Centro Integrado de Atendimento ao Diabético realiza várias ações com os pacientes atendidos na unidade. Nesta quarta-feira, dia 13, às 14h, a psicóloga do centro vai realizar um bate-papo e atividades comportamentais com os adolescentes.

Na quinta-feira, dia 14, a partir das 8h, o público-alvo são adultos e idosos, principalmente aqueles com diabetes tipo 2, de longa data. Além de debates e dinâmicas para os pacientes, as famílias também são convidadas a participar.

Já as cinco crianças atendidas na unidade vão comemorar o Dia Mundial do Diabetes em um passeio ao Rio de Janeiro. A tarde será com uma festa voltada para as crianças diabéticas, organizada por uma empresa, que convidou municípios do estado.

- Nosso objetivo nesta semana é trabalhar o lado comportamental dos pacientes, a importância da família no tratamento - afirmou a coordenadora do centro, Janaína Azenha.

Programa Municipal de Diabetes - Em Resende, o atendimento aos pacientes diabéticos acontece em todas as unidades de saúde do município. Já os casos mais graves de Diabetes tipo 1, principalmente de difícil controle, que se encontram com a doença descompensada, são atendidos no Centro Integrado de Atendimento ao Diabético, localizado na rua Pandiá Calógeras, no bairro Jardim Jalisco, onde funcionava a Casa da Mulher.

A equipe multiprofissional conta com médicos endocrinologista e angiologista, nutricionista, enfermeira, assistente social e psicóloga. O serviço oferece consultas médicas e com nutricionista, atividades em grupo, realiza avaliação do pé diabético, curativos e acompanha as lesões, além de encaminhar os pacientes para realização do exame de fundo de olho e para exame de eletrocardiograma.

Os medicamentos essenciais também estão disponíveis gratuitamente na rede, como as insulinas e seringas. Segundo a Secretaria de Saúde, em 2008, eram distribuídas pela Prefeitura cerca de 300 insulinas. Em 2012, esse número chegou a três mil, resultado de uma busca a diabéticos que estavam sem assistência. Além da insulina, o governo municipal comprou fitas e aparelhos para medir o nível de glicose.

Para abrigar o Centro de Atendimento ao Diabético, o governo municipal reformou o prédio e realizou obras de acessibilidade para idosos e deficientes físicos, troca das instalações elétricas e hidráulicas e pintura. A reforma foi entregue à população em julho do ano passado. A obra representou um investimento de cerca de R$ 33 mil.

Palavras chaves: SAÚDE