31/03/2009

Evento acontece neste domingo, a partir de 9 horas

Dia Mundial da Saúde será comemorado em Resende com diversas atividades

Crédito: Wagner Alves

O Dia Mundial da Saúde será comemorado em Resende neste domingo, 05 de abril, com diversas atividades no Parque das Águas organizadas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida. A programação – que começa às 9 horas e vai até às duas da tarde – prevê orientações sócio-educativas, oficinas, brincadeiras e atividades esportivas, além da apresentação de grupos de dança e de fanfarras. A expectativa é a de que mais de quatro mil pessoas passem pelo Parque das Águas durante a realização dos eventos.

Segundo o secretário de Saúde, Daniel Brito, durante as cinco horas de realização do evento, o público poderá participar das seguintes atividades: ações voltadas à preservação da saúde bucal, aferição da pressão arterial, aulas de ginástica, capoeira, passeio ciclístico, oficinas ambientais e de artesanato, recreação e escolinhas de artes. Haverá ainda diversas atividades específicas para o público infantil, como piscina de bolas, contador de histórias, pintura fácil, bolamania e muro de escalada.

- Este evento consiste também numa oportunidade muito importante para que a população possa estar sendo orientada a respeito dos cuidados que devem ter com relação à saúde. A informação representa um caminho fundamental no sentido de prevenir diversos problemas relacionados à saúde, motivo pelo qual a programação deste domingo no Parque das Águas significa um acontecimento de grande importância para o dia-a-dia dos moradores – disse o secretário, acrescentando que todos os serviços vão ser oferecidos de forma gratuita aos moradores.

A programação para comemorar o Dia Mundial de Saúde em Resende está sob a responsabilidade da coordenadora de educação em Saúde da Prefeitura, Cristina Rosadas. Ela reforça o chamado à população para que participe do evento deste domingo no Parque das Águas, destacando as atividades “como outra iniciativa importante desenvolvida pela Prefeitura na área da saúde preventiva”. Recentemente, a Coordenadoria de Educação em Saúde divulgou a realização de uma gincana contra a dengue com a participação de alunos do Colégio Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade) – a turma que recolher a maior quantidade de materiais propícios à formação de focos do mosquito transmissor da doença receberá um passeio como prêmio.

- Toda a população de Resende está convidada para comparecer domingo ao Parque das Águas e participar das atividades correspondentes ao Dia Mundial da Saúde. Mais uma vez, a Prefeitura vai ao encontro da população mostrar o quanto é importante cuidar da saúde. Neste caso, as ações educativas se constituem em um caminho muito importante – disse Cristina.

No dia 08 de março, durante a programação da Prefeitura em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, diversos serviços foram prestados gratuitamente à população, no Parque das Águas (foto), incluindo ações na área da saúde preventiva, mesmo local onde as atividades do Dia Mundial da Saúde serão realizadas neste domingo, 05 de abril.

Palavras chaves: NO PARQUE DAS ÁGUAS