Esporte e Lazer

30/03/2012

Dia do Autismo: Crianças entrarão em campo com jogadores do Resende Futebol Clube

População será orientada no calçadão da Avenida Albino de Almeida

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Coordenadoria Municipal de Políticas para as Pessoas com Deficiência, instituição ligada a Superintendência de Relações Comunitárias da Prefeitura, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, participará neste sábado, dia 31, das atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (02 de abril). A data tem a finalidade de esclarecer o que é o transtorno, como diagnosticar e como proceder com seus portadores.
O evento está sendo realizado pela AMAR (Amigos dos Autistas de Resende), instituição que se reúne desde 2009 e é formada por pais, profissionais e instituições que apóiam o trabalho, entre elas a APADEVIR (Associação de Pais e Amigos Dos Deficientes Visuais de Resende).
No sábado, dia 31, a primeira atividade acontecerá de 10 às 14 horas, no calçadão da Avenida Albino de Almeida (Campos Elíseos). No local, os voluntários distribuirão materiais informativos com o objetivo de conscientizar a população sobre este transtorno. Também serão distribuídos balões azuis, cor definida pela ONU (Organização das Nações Unidas) como símbolo do autismo e faz alusão ao fato de a doença atingir quatro vezes mais meninos do que meninas.
- Os voluntários aproveitarão também para cadastrar pessoas portadoras do autismo. Neste momento é importante a participação dos familiares, que podem se dirigir ao local para conhecerem o trabalho desenvolvido pela AMAR – ressalta o titular da coordenadoria, José Gomes, informando que o município possui hoje cerca de 60 autistas cadastrados, mas somente dez por cento frequentam a escola.
A segunda atividade do sábado será realizada na abertura do jogo entre Resende x Americano, no Estádio do Trabalhador, às 16 horas, pelo campeonato estadual de futebol profissional. As crianças cadastradas na AMAR entrarão em campo com os jogadores, carregando faixas alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo e divulgando o trabalho da associação.
Para José Gomes, esta ação representa a integração entre a sociedade civil organizada e o poder público, proposta que foi consolidada pela administração quando foi inaugurada a Casa dos Conselhos Municipais.
Ele ressalta que além do apoio técnico e logístico nestes eventos, a Coordenadoria de Políticas para as Pessoas com Deficiência está fornecendo todas as orientações necessárias para que esta associação seja legalizada.
Outra bandeira que será encampada pela coordenadoria é a implantação do Centro de Atendimento Integral de Pessoas com Autismo, cuja lei foi aprovada recentemente na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Resende está entre as oito cidades selecionadas para implantação deste serviço. Neste projeto serão oferecidos atendimentos médico, terapêutico e pedagógico, além de atividades esportivas.

Palavras chaves: COR AZUL