02/10/2012

Dia de Segurança e Saúde nas escolas será comemorado em Resende com evento no Parque das Águas

Defesa Civil dará orientações aos alunos sobre cuidados com gás de cozinha

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Em comemoração ao Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CEREST (Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador), vai promover diversas atividades no dia 10 de outubro. O evento será realizado das 9 às 16 horas, no Parque das Águas, e contará com a participação de profissionais de várias áreas.

Segundo a gerente do CEREST, Regina Maria Quaresma, o público alvo do evento são estudantes das redes municipal, estadual e particular. Foram convidados alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Julieta Botelho, Escola Municipal Noel de Carvalho, Colégio Dom Bosco, Colégio Salesiano, Escola Um, SESI (Serviço Social da Indústria, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e os Colégios Estaduais Olavo Bilac, João Maia, Souza Dantas e Oliveira Botelho. É esperada a participação de mais de 800 crianças e adolescentes, com idade entre sete e 17 anos.

Na programação estão as palestras "Os cuidados com o gás de cozinha", que será ministrada pela Defesa Civil de Resende; "A importância da higiene das mãos", "Intoxicação Infantil", "Saúde auditiva" e "Ergonomia infantil", assuntos que serão abordados por profissionais da área da saúde, como enfermeira, biólogo, fonoaudióloga e fisioterapeuta, todos do CEREST.

Outras palestras são "Segurança na escola e no lar", com um técnico de segurança do trabalho e "Saúde Bucal", informações que serão passadas aos alunos pela coordenação do programa desenvolvido pela Secretaria de Saúde. Os profissionais vão expor ainda serviços e equipamentos relacionados aos temas.

- As atividades abordarão também a segurança dos menores nas suas residências. O objetivo é realizar um trabalho preventivo, mostrando que acidentes cotidianos podem ser evitados - explica a gerente do CEREST.

São parceiros desse evento a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), Defesa Civil, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, Superintendência de Transporte e Trânsito, através da DET (Divisão de Educação para o Trânsito), e FUNRESP (Fundação Resende Esportes).

- Nossa intenção e ampliar o evento no próximo ano, aumentando o número de escolas participantes - explica Regina, ressaltando que o evento também será aberto ao público.

O Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas, previsto para o dia 10 de outubro, é baseado na Lei nº 12.645, de 16 de maio de 2012. Nesta data, a lei sugere que as entidades governamentais e não governamentais, em parceria com as secretarias municipais e estaduais, desenvolvam palestras, concursos de frase ou redação, visitações em empresas, entre outras atividades, com o objetivo de debater o tema nas escolas.

Palavras chaves: SAÚDE