18/09/2015

Dia da Árvore tem exposição de fotos, doação de mudas e plantio de árvores em Resende

Evento acontece neste domingo, dia 20, no Parque das Águas

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, em parceria com a Agência de Meio Ambiente de Resende (AMAR), promove no Parque das Águas, neste domingo, dia 20 de setembro, uma ação especial em comemoração ao Dia da Árvore. O evento acontecerá das 9h às 12h e contará com exposição de fotos, doação de mudas, plantio de árvores e informações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Oficialmente celebrado no país no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem.

- O dia é importante também para mobilizar a sociedade sobre a importância da árvore em relação à crise de água que vivemos, pois a cobertura vegetal é uma grande fábrica de água. Por isso inserimos as informações sobre o CAR na programação e assim poderemos esclarecer as dúvidas sobre as áreas verdes e o percentual de vegetação nativa nas propriedades rurais de Resende - destaca o presidente da AMAR, Wilson Moura.

O tema da exposição é 'Parque das Águas... E das aves também' e é composta por 80 fotografias que revelam a imensa diversidade de aves que visitam, transitam e residem no Parque das Águas e às margens do Rio Paraíba do Sul. A curadoria da mostra foi realizada pelos técnicos da AMAR, Rosângela Vieira, coordenadora de Educação Ambiental; e Cláudio Cotia, coordenador de Comunicação Ambiental.

- Tudo começou com um grupo de fotógrafos e uma paixão: a de observar e registrar aves. Eles notaram que o Parque das Águas, no coração de nossa cidade, é um refúgio natural de descanso de várias espécies e começaram a fazer expedições de registro das aves. O resultado dessa aventura é um conjunto de cliques fotográficos espetaculares e únicos - explicou Cláudio Cotia.

Procurada pelos fotógrafos, a AMAR abraçou a iniciativa e propôs a realização dessa exposição itinerante, que se tornou realidade graças ao apoio da Nissan e do Instituto Nissan.

Além da mostra de fotografias, a comemoração pelo Dia da Árvore contará com uma tenda para doação de mudas de espécies arbóreas e ornamentais, e outra com informações aos cidadãos sobre o Cadastro Ambiental Rural no estado do Rio de Janeiro. Além disso haverá plantio de dois exemplares de pau-brasil, que é a árvore símbolo do país e da região sudeste.

Para a coordenadora de Educação Ambiental da AMAR, o Dia da Árvore deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a esta importante riqueza natural.

- Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e atitude para reconhecer que nossos atos afetam as gerações futuras - enfatiza Rosângela Vieira.

A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da Primavera, que começa no dia 23 de setembro no Hemisfério Sul.

Na Educação, o Dia da Árvore será comemorado durante toda a semana, no horário da tarde, a partir das 13h30. Na segunda-feira, dia 21, haverá plantio de mudas de árvores na Escola Municipal Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III). Na terça-feira, dia 22, distribuição de sementes da Palmeira Juçara (nativa da mata atlântica e ameaçada de extinção), no Parque Tobogã (Vila Julieta), durante as comemorações do Dia Mundial sem Carro.

Na quarta-feira, dia 23, acontecerá plantio de mudas de árvores no Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria). Na quinta-feira, dia 24, alunos também do Getúlio Vargas participam da aula passeio do Projeto Serra da Mantiqueira, em Visconde de Mauá. A atividade deles será espalhar sementes da Palmeira Juçara às margens do Rio Preto, que corta a região. No mesmo dia será feito ainda plantio de mudas de árvores com alunos da Escola Municipal Adelaide Lopes Salgado (Capelinha). Encerrando a semana, na sexta-feira, dia 25, haverá plantio de mudas de árvores no Ciep 342 – Geraldo da Cunha Rodrigues (São Caetano).

Palavras chaves: MEIO AMBIENTE