09/12/2010

Dependência Química: Programa envolverá Prefeitura e segmentos organizados da sociedade

Campanha Viva Sem Drogas foi lançado pelo Município em 2009

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A equipe de profissionais do Programa Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas em Resende será formada por um psicólogo, um assistente social, um terapeuta ocupacional e um agente sociocultural, que vão realizar visitas regulares às ruas em busca de oferecer a possibilidade de recuperação dos dependentes.

Segundo a diretora do Programa de Saúde Mental da Prefeitura, Ângela Monteiro (foto), a proposta da Prefeitura é desenvolver o projeto em parceria com todas as entidades governamentais e não governamentais do Município, como associações de moradores, igrejas, postos de saúde e entidades de classe.

No caso da verba de R$ 150 mil liberada pelo Ministério da Saúde para Resende, os recursos vão ser usados, entre outras despesas, na aquisição de um veículo específico para o programa e os gastos com pessoal.

O Programa Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas contemplava apenas municípios com mais de 200 mil habitantes, mas Resende conseguiu a verba, segundo a diretora de Saúde Mental, por contar com uma rede estruturada de assistência aos dependentes químicos.

Entre as iniciativas já realizadas pela administração municipal com o objetivo de prevenir e tratar os casos de dependência química no município estão a inauguração da nova sede do CAPS-AD (Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e Drogas), que passou a funcionar no Jardim Brasília em instalações mais amplas; o curso que capacitou servidores municipais para atender os casos de dependência química que chegarem às repartições municipais; a realização de palestras em escolas públicas coordenadas pela Superintendência Municipal de Ordem Pública e a ampliação do número de escolas atendidas pelo PROERD (Programa de Educação e Resistência às Drogas).

Todas estas ações fazem parte da Campanha Viva Sem Drogas, que foi lançada pela Prefeitura no primeiro semestre do ano passado.

Palavras chaves: EQUIPE MULTIDISCIPLINAR