Resende

14° Min24º Max

Selo prevenção do site

Educação

24/01/2011

Defesa Civil de Resende arrecada donativos para famílias desalojadas de Itamonte

Município mineiro faz parte do Projeto Cercanias

Defesa Civil de Resende arrecada donativos para famílias desalojadas de Itamonte

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende iniciou esta semana uma campanha de ajuda ao município de Itamonte (MG), que também foi castigado pelas chuvas. Na cidade, o temporal ocorreu entre os dias 11 e 13 de janeiro, quando o rio Capivari transbordou, deixando mais de duas mil pessoas desalojadas. Na foto, moradores entregam donativos na Defesa Civil de Resende.

 Durante toda a semana, a Secretaria Municipal de Assistência Social estará recebendo garrafas de água, doadas por servidores municipais e a população interessada em participar desta nova campanha de solidariedade.

De acordo com a secretária de Assistência Social da Prefeitura de Resende, Marly Ceccoline Cortona, o caminhão que seguiu na última quarta-feira, dia 19, para a região serrana do Estado do Rio, levou cerca de dez toneladas de donativos arrecadadas em Resende.

 Os donativos foram transportados até o município de Nova Friburgo, onde funciona o centro de distribuição das doações destinadas às famílias vítimas das chuvas naquela região. Os donativos foram arrecadados em campanhas realizadas pela Prefeitura e por entidades resendenses, tendo sido transportados para a região Serrana pela Defesa Civil do Município.

 - Agora, com a campanha destinada a socorrer as famílias de Itamonte, a Prefeitura coloca em prática mais um gesto concreto de solidariedade. Assim como os municípios de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e São José do Vale do Rio Preto, entre outras cidades da região Serrana, o município de Itamonte também está precisando de ajuda – declarou Marly.

A secretária lembra que a situação em Itamonte é caótica. Falta água para beber e o sistema de comunicação encontra-se interrompido. Em Capivari, região do Município afetada pelo temporal, vários bairros foram inundados. A enchente destruiu pontes, deixando várias comunidades isoladas, e as fortes chuvas também causaram muitos deslizamentos.

- A população também pode nos procurar e fazer sua doação. Não podemos deixar de socorrer aquele povo neste momento tão delicado – salientou Marly, salientando que as doações podem ser entregues na sede da Defesa Civil da Prefeitura de Resende, que funciona no Centro Administrativo da Beira-Rio, de 8 às 17 horas (segunda a sexta-feira).

Destacando a importância do apoio da Prefeitura de Resende aos moradores de Itamonte vítimas da chuva, o prefeito José Rechuan (DEM) lembrou que o município mineiro faz parte do Cercanias, projeto lançado em julho de 2009 pela Prefeitura de Resende com o objetivo de promover o desenvolvimento integrado entre 15 cidades dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

- Assim como este projeto trabalha por ações integradas entre as prefeituras nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento, cultura e assistência social, entre outros setores, é importante que exista a integração para socorrer a população em ações emergenciais, daí o nosso apelo à população de Resende para que ajude os moradores de Itamonte, fazendo suas doações – disse Rechuan.

 

Palavras chaves: OUTRA CAMPANHA
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados