Superintendência de Transporte e Trânsito

01/08/2013

Decreto sobre circulação de ônibus de fretamento tem avaliação positiva

Medidas adotadas contribuíram para redução de congestionamentos no bairro Campos Elíseos

Decreto sobre circulação de ônibus de fretamento tem avaliação positiva

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A administração municipal avaliou como positivos os primeiros trinta dias de implantação do decreto que regulamenta a circulação do transporte coletivo de fretamento de passageiros em Resende. Desde o dia 1º de julho, esses veículos, que na sua maioria transportam funcionários das fábricas localizadas na região, estão proibidos de circular pelo Bairro Campos Elíseos e pelas pontes Tácito Vianna Rodrigues e Miguel Couto Filho, no horário compreendido entre 7h e 22h.

A medida foi adotada com o objetivo de retirar de circulação veículos pesados que contribuíam, em parte, pelos congestionamentos no Centro Comercial. Com o decreto, a saída e entrada da cidade passaram a ser feitas somente pelo Acesso Oeste (via Avenida Francisco Fortes Filho) e pelo Acesso Leste, no Bairro Morada do Castelo, que leva ao Pontilhão do Bairro Surubi.

De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, dos cerca de 350 ônibus cadastrados para a prestação deste serviço, aproximadamente setenta por cento dos veículos passaram a utilizar o Acesso Oeste que leva aos bairros que formam a região da Grande Alegria.

Segundo o titular da superintendência, Alcides De Carli, a retirada do tráfego de ônibus fretado do Bairro Campos Elíseos, principal Centro Comercial da cidade, gerou uma maior agilidade no trânsito nos horários de pico, com a redução dos congestionamentos.

- Tivemos um retorno positivo das empresas que nos relataram que o percurso de ida e volta do Pólo Industrial está sendo feito em menor tempo. Isso está permitindo, por exemplo, aos funcionários das empresas do pólo chegar mais cedo em casa. Além disso, a medida significa ganho de tempo e dinheiro para as empresas de fretamento em relação à economia no consumo de combustível - explica o superintendente.

A Prefeitura vem implementando várias medidas com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos no trânsito de Resende. Também há um mês, entrou em vigor um outro decreto que proíbe a circulação de caminhões pesados de carga e descarga no horário comercial. O decreto proíbe a circulação de veículos com peso acima de quatro toneladas e/ou altura superior a 4,40 metros e/ou comprimento superior a 6,30 metros nos horários entre 11h30 a 13h30 e de 16h30 a 19h30.

Além disso, há cerca de 15 dias, as ruas do Bairro Paraíso, nas proximidades da Rodoviária Graal, passaram por alterações também com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito.

Palavras chaves: TRÂNSITO