12/03/2012

Aulas práticas acontecem em Centro de Educação da Prefeitura

Cursos profissionalizantes formam  mais 90 estudantes de escolas municipais

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Nesta sexta-feira, dia 16, às 20 horas, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza a cerimônia de formatura de 90 estudantes que concluíram os cursos de capacitação profissional em solda e elétrica, promovido no Município através do PROEJA-FIC. A cerimônia será realizada na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) e vai contar com as presenças do prefeito José Rechuan (PP) e da titular da Secretaria de Educação, professora Soraia Balieiro (foto).

O PROEJA-FIC é o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (EJA). O programa tem como objetivo garantir a educação profissional a esse segmento da população. Em Resende, as ações do programa acontecem por meio de uma parceria entre a Prefeitura, via Secretaria de Educação, o Governo Federal e o IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro)

Esta capacitação oferece uma oportunidade de aprendizado escolar que integra a formação do Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o processo de qualificação profissional. Através desta iniciativa, a Prefeitura reforçou as ações desenvolvidas na cidade visando qualificar os jovens em busca de ocupação no mercado de trabalho.

Em 2012 o numero de turmas foi ampliado de quatro para sete, distribuídas em três escolas municipais, e atenderão 210 estudantes. Uma das ações implantadas neste ano foi a inclusão do curso de estética, cujas aulas estão sendo ministradas na Escola Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade). Nesta unidade acontecem também os cursos de solda e elétrica (uma turma de cada um destes dois cursos).

As outras escolas contempladas pelo projeto são as seguintes: Júlio Verne - Vila Vicentina (uma turma de solda e outra de elétrica) e Professor Carlinhos - Fazenda da Barra III ( uma turma de solda).

As aulas teóricas são realizadas nas próprias escolas, enquanto o ensinamento prático ocorre no Centro de Educação Profissionalizante, cuja inauguração pela Prefeitura aconteceu em outubro do ano passado. O Centro de Educação Profissionalizante se localiza na Rua Coronel Braziel, próximo à Estação Ferroviária de Campos Elíseos.

Palavras chaves: QUALIFICAÇÃO