28/03/2011
Curso de Tecelagem Manual começa nesta terça-feira
Projeto atenderá famílias de baixa renda
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
A Secretaria Municipal de Assistência Social, através das quatro unidades do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), inicia nesta terça-feira, dia 29 de março, mais um curso voltado à geração de renda para mulheres atendidas pelos programas sociais da Prefeitura. Desta vez, o curso oferecido será o de Tecelagem Manual.
A aula inaugural acontece a partir das 15 horas, no CRAS do Lavapés, que se localiza na Rua do Rosário 45. As outras três unidades do CRAS ficam nos bairros Jardim Esperança, Toyota e Itapuca.
O curso – que atenderá usuárias das quatro unidades do CRAS - terá carga horária de 36 horas. Esta capacitação será somada a outros cursos já desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social na área de geração de renda, entre eles Artesanato, Customização, Fibra de Bananeira, Sabão Ecológico, Tricô/Crochê, Pintura em Tecido/Confecção de Sabonete, que somente no ano passado, atenderem um público médio de aproximadamente 400 cidadãos por mês.
Os trabalhos artesanais produzidos pelos alunos destes cursos já vêm sendo expostos em eventos importantes, entre eles a Feira da Providência, no Rio de Janeiro.
- No ano passado, os trabalhos das famílias que fizeram os cursos de capacitação oferecidos nas unidades do CRAS foram expostos na Feira da Providência, a convite da Superintendência Estadual de Artesanato. E para a edição de 2011 do evento já recebemos o convite para participar novamente – comenta a coordenadora do Projeto de Inclusão Social da Secretaria de Assistência Social, Rosa Maria Faria Luna.
Os artesanatos produzidos nas unidades do CRAS também foram apresentados numa feira de turismo realizada em São Paulo, no ano passado.
Além disso, segundo a secretária municipal de Assistência Social, Marly Ceccoline Cortona, os trabalhos são expostos na Feira Sertaneja, evento realizado todo terceiro domingo do mês pela Prefeitura, no Parque de Exposições.
Marly reafirma ainda a importância dos cursos realizados pelo CRAS, “que tem como objetivo reunir as mulheres carentes e seus filhos, nos Centros de Referência da Assistência Social, oferecendo a estas famílias perspectivas de ter uma profissão e alternativas de renda voltadas ao seu sustento”. Recentemente, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, anunciou os cursos de Hotelaria e Técnicas de Secretário para 70 jovens cadastrados no PROJOVEM (Programa de Inclusão Social para Jovens), outra ação desenvolvida pela Prefeitura. Neste caso, o projeto é realizado em parceria com o Governo Federal.
Palavras chaves: NOVA CAPACITAÇÃO