21/10/2009

Entrega de certificados terá a presença do prefeito José Rechuan

Curso de Informática para idosos forma primeira turma

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) participa nesta sexta-feira, dia 23, da formatura da primeira turma do curso de informática para idosos (foto), que foi lançado este ano pela administração municipal, através do Programa Terceira Idade Ativa. A solenidade será realizada às 15 horas, no clube GSSAN, em Campos Elíseos. Coordenado pelo EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende), o curso atendeu na primeira turma 160 pessoas com mais de 50 anos de idade. Durante a mesma cerimônia, o prefeito e a presidente do EDUCAR, Bianca Pena, vão recepcionar a segunda turma, que também terá 160 idosos e começará a estudar já nesta segunda-feira, dia 26. Rechuan destaca a importância da iniciativa visando ampliar o acesso da população de Resende à inclusão digital e proporcionar condições de uma vida saudável para um número cada vez maior de moradores do Município. - A inclusão digital representa nos dias de hoje um caminho primordial no dia-a-dia do cidadão, motivo pelo qual estamos trabalhando com o objetivo de assegurar o acesso a este aprendizado ao maior número possível de pessoas, em todas faixas etárias, desde a criança ao idoso, passando pelos adultos. No caso específico da Terceira Idade, acreditamos também que estamos colocando em prática outro passo importante no sentido de valorizar este segmento importante da nossa população – disse o prefeito. A presidente do EDUCAR lembra que o curso de informática para idosos foi implantado em Resende através de uma parceria da Prefeitura com a UAB (Universidade Aberta do Brasil), onde as aulas são ministradas de segunda à sexta-feira, nos horários de 8h30m às 10h30m e de 10h30m às 12h30m. Às terças-feiras existem ainda dois horários no período da tarde: 13h30m às 15h30m e 15h30m às 17h30m. A UAB se localiza na Rua Padre Marques, próximo ao Paço Municipal (antiga sede da Prefeitura). - Os alunos da primeira turma estão saindo desse curso muito satisfeitos. Nesse primeiro módulo foram transmitidos os ensinamentos básicos. Os idosos aprenderam, por exemplo, a operar a máquina, redigir e editar textos simples e usar a Internet, entre outros aprendizados que certamente vão ajudá-los muito no seu dia-a-dia – declarou Bianca, acrescentando que os idosos do Programa Terceira Idade Ativa podem se inscrever para o curso nos próprios núcleos dos quais fazem parte em seus respectivos bairros.
Palavras chaves: INCLUSÃO DIGITAL