Indústria e Comércio

16/04/2013

Curso de formação de Monitor de Ecoturismo está com inscrições abertas na Serrinha e Capelinha

Outra novidade anunciada é o desconto na entrada do Parque de Itatiaia para moradores de Resende

Crédito: Antônio Leão - PMR

A Prefeitura, através da Agência do Meio Ambiente (AMAR) e Secretaria de Turismo, anuncia para o próximo dia 18 de abril, a abertura das inscrições para o Curso de Formação de Monitores de Ecoturismo, direcionado a moradores da Serrinha do Alambari e Capelinha, que fazem parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serrinha. O curso é gratuito e conta com aulas práticas e teóricas ministradas por professores especializados.

A capacitação tem como público alvo alunos com idade a partir de 16 anos, que estejam cursando o Ensino Fundamental ou Médio, ou que já tenha concluído pelo menos o Ensino Fundamental. As inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de abril, na sede da AMAR, que fica dentro do Parque das Águas, no Jardim Jalisco, ou na Escola Moacir Coelho da Silveira, na Praça da Serrinha do Alambari. A divulgação dos alunos selecionados acontecerá no dia 30 de abril.

- As aulas serão ministradas no período da tarde, às quintas-feiras, entre os dias 2 de maio e 18 de julho, na Escola Moacir Coelho da Silveira. Já as aulas práticas acontecerão aos sábados, nos dias 25 de maio, 22 de junho e 6 e 13 de julho - destaca a coordenadora do Programa Monitor de Ecoturismo, Adriana Santos.

No curso serão apresentadas informações teóricas sobre a História de Resende; Geografia e o Ecossistema regional; Noções de Orientação e Navegação; Montanhismo; Turismo; Noções de Segurança; Noções de Primeiros Socorros. Além de toda parte prática, que envolve interpretação ambiental; e Circuito das Trilhas na Serrinha e na parte baixa do Parque Nacional do Itatiaia.

O Programa, coordenado pela AMAR, promove a formação de monitores de ecoturismo e atua na conservação do patrimônio natural de Resende, contando para isso com o apoio de excursionistas, guias e visitantes, além das comunidades locais, que fazem o levantamento, diagnóstico e monitoramento das trilhas existentes nos atrativos naturais do município. Os monitores também orientam o turismo responsável em unidades de conservação (RPPN) localizadas no Município.

DESCONTO NO PARQUE NACIONAL - A Agência do Meio Ambiente (AMAR) anunciou também nesta semana que moradores de Resende agora tem desconto de 90% na entrada do Parque Nacional do Itatiaia (PNI). Com isso, passam a pagar somente R$ 2,20 para ter acesso ao interior da unidade de conservação.

A proposta atende a uma demanda do Conselho Consultivo do PNI, o qual faz parte a Prefeitura, através da AMAR, e tem como objetivo estimular a visitação dos moradores dos municípios do entorno do Parque, possibilitando um maior contato com o Parque e seus atributos naturais.

- Para o desconto, o morador deve apresentar comprovante de residência e um documento de identificação com foto - destaca a coordenadora, Adriana Santos.

Palavras chaves: MEIO AMBIENTE