25/10/2012

Creche Sandra Maria Cotrim recebeu nesta semana Projeto Educação Itinerante

Secretaria de Educação já se reuniu com pais e profissionais de 33 unidades escolares

Creche Sandra Maria Cotrim recebeu nesta semana Projeto Educação Itinerante

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O projeto Secretaria de Educação Itinerante está nesta quinta-feira, dia 25, na Escola Municipal José Roberto Sampaio, no bairro São Caetano. Nesta semana, a equipe da secretaria visitou também a Creche Municipal Sandra Maria Cotrim (foto), na Baixada Olaria.

De acordo com a secretária da pasta, professora Rosaly Azevedo, a ação já esteve presente em 33 unidades escolares da rede municipal de ensino das quais, 12 são creches e 21 escolas. A meta é que até o final deste ano letivo estejam concluídas as visitas nas 58 unidades de ensino do município.

Iniciado em maio deste ano, com objetivo de aproximar a Secretaria Municipal de Educação com as escolas e creches municipais e respectivas comunidades nas quais elas estão localizadas, o projeto tem trazido inúmeros benefícios na melhoria da educação de Resende, inclusive sendo referência para outros municípios.

O trabalho consiste na presença das equipes dos diversos setores da pasta (departamentos pedagógico, administrativo, de manutenção e patrimônio, entre outros) nas escolas durante todo um dia. Essas equipes realizam reuniões com os funcionários, com pais e responsáveis pelos estudantes para ouvi-los e juntos traçar novas ações efetivas dentro da unidade.

- Através do projeto, pudemos ampliar nosso conhecimento sobre a realidade de cada uma das nossas escolas e observamos os problemas pontuais do dia a dia para buscar soluções e ações efetivas por meio de um trabalho conjunto com as próprias unidades de ensino - explicou a secretária de Educação, que coordenou pessoalmente as reuniões.

Ainda segundo Rosaly, após as visitas, é feito um dossiê relatando a situação de cada uma das unidades de ensino. Cada documento é entregue a um funcionário da Secretaria de Educação denominado "Padrinho da Escola", que fica com a responsabilidade de acompanhar o andamento dos trabalhos que serão realizados na escola e de trazer as informações para a secretaria. Com base nestes relatórios, a secretária de Educação vai traçar o planejamento estratégico da Educação do Município para o ano letivo de 2013.

Outro ponto positivo apontado por Rosaly foi a aproximação entre a Secretaria de Educação, os funcionários da escola, os pais e responsáveis pelos estudantes, o que já está apresentando um retorno positivo no dia-a-dia escolar.

- Para a educação funcionar é preciso de quatro pilares: a Secretaria de Educação, a escola, a família e o aluno. Por esses motivos realizamos as reuniões com os pais também no sentido de chamá-los para participar mais efetivamente da vida escolar do aluno, além de tomar conhecimento de suas reivindicações e escutar o que a comunidade quer para sua escola - disse, acrescentando que no próximo ano letivo essas reuniões vão continuar.

O sucesso do projeto pioneiro tem chamado inclusive a atenção de setores ligados à educação de outros municípios da região. Profissionais da Secretaria de Educação de Barra Mansa já visitaram Resende para conhecer essa ação.

- Em junho deste ano, à convite da OMEP (Organização Mundial Para Educação Pré-escolar), apresentei também o Educação Itinerante durante um congresso para secretários e profissionais de educação de outros municípios - finalizou Rosaly.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO