14/05/2013

Construção da Creche da Cidade Alegria vai começar nos próximos dias

Creche da Morada do Contorno deve ser entregue no próximo mês

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende vai iniciar nos próximos dias as obras de construção da creche da Cidade Alegria, que será instalada na Avenida Perimetral Norte, ao lado da quadra e da pista de skate. Desenvolvida em parceria com o Governo Federal, a nova unidade vai atender 120 crianças em horário integral, com idade entre zero e três anos e 11 meses.

O projeto faz parte do Programa ProInfância e terá uma área construída de aproximadamente 2.800 metros quadrados. A estrutura será composta de recepção, secretaria, diretoria, sala de professores, almoxarifado, cozinha, lavanderia, rouparia, dispensa, sanitários para funcionários, pátio coberto, refeitório, playground e um anfiteatro ao ar livre.

Além disso, os espaços para atendimentos das crianças serão divididos em três blocos. Na Creche I, o projeto prevê a construção de banheiros adaptados com banheiras, dormitório, sala de recreação, amamentação e trocador (fraldário).

A Creche II abrigará salas de aulas com mesinhas moldadas para crianças, banheiros também elaborados para facilitar o banho, dormitório e trocador exclusivo. Já na Creche III, os pequenos contarão com salas de aula, espaço para repouso, banheiros adaptados com acessibilidade, sala de leitura e laboratório de informática.

As dependências terão ainda duas caixas d'água com 15 mil litros de capacidade cada uma. A previsão é de que as obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2014.

- Estamos iniciamos mais um importante investimento para a Educação Infantil no nosso município. Esta nova creche vai atender a Região da Grande Alegria, onde é cada vez mais crescente a demanda por este serviço - ressalta a secretária de Educação, Rosaly Azevedo.

No próximo mês, a Prefeitura entregará as obras da creche da Morada do Contorno. No momento, a estrutura está recebendo serviços de limpeza e arborização. A etapa final é a instalação de mobiliários e equipamentos.

Em relação à creche da Morada da Barra, cerca de 90% da alvenaria do prédio está pronta e a expectativa é de que as obras nesta unidade sejam concluídas até o final do ano.

Os três projetos são padronizados e possuem a mesma estrutura. Eles estão sendo executados com recursos do Fundo do Desenvolvimento da Educação (FNDE), no valor de aproximadamente R$ 2 milhões, cada uma, com contrapartida do município. Além das obras de construção, o montante engloba serviços de infraestrutura, iluminação, aquisição de mobiliário e materiais de consumo.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO