19/01/2011

Creche da Baixada da Olaria é depredada

Prefeitura trabalha para colocar unidade em funcionamento no mês de fevereiro

Creche da Baixada da Olaria é depredada

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

No ultimo final de semana, o prédio da Creche Municipal da Baixada da Olaria, na região da Grande Alegria, foi depredado pela ação de vândalos.

Segundo o diretor Administrativo e Financeiro da Secretaria Municipal de Educação, Amarildo Veiga Ferri, diversos vidros das janelas da unidade foram danificados (foto), assim como os acrílicos de ventilação do teto e as telhas instaladas na área de serviço próximo à cozinha. Torneiras, chuveiros e fios da instalação elétrica também foram furtados.

A construção da creche, que se localiza ao lado da Escola Municipal Marieta Sales Cunha, foi concluída no ano passado e vai atender 40 crianças com idade entre zero e três anos.

A programação da Secretaria de Educação previa a entrega da unidade à população no mês de fevereiro. O diretor administrativo informou que, mesmo com os transtornos provocados por este caso de vandalismo, “todos os esforços serão realizados pela Prefeitura com o objetivo de recuperar as instalações da creche e iniciar o seu funcionamento no próximo mês”.

- A ação de vandalismo prejudicou bastante o andamento do projeto. Vamos ter que refazer toda a instalação elétrica da creche e repor vidros, telhas, chuveiros, torneiras e  encanamentos que foram furtados ou danificados, além de promover uma limpeza geral nas dependências do local, pois o prédio se encontra cheios de cacos de vidros e telhas quebradas pelo chão – disse Amarildo.

Lamentando o vandalismo ocorrido na creche, a titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, pediu o apoio da comunidade para preservar as instalações da unidade, “pois o prédio é um patrimônio dos próprios moradores”.

A Secretaria vai reforçar também junto à Guarda Municipal o pedido para que a vigilância no local seja intensificada “visando diminuir os riscos de novas ocorrências desta natureza”.

- Os maiores prejudicados com essa ação de vandalismo foram as próprias crianças. A Prefeitura tem trabalhado para garantir os direitos elementares da população na área da educação e em todos os setores essenciais. Mas, paralelo ao nosso trabalho, precisamos que a população nos auxilie, pois todas as ações realizadas pelo poder público têm como objetivo assegurar as condições necessárias para uma vida melhor ao povo de Resende – disse Soraia.

Palavras chaves: VANDALISMO