02/09/2011

Programa da Prefeitura reúne cem estudantes na faixa etária de 07 a 17 anos

Coral da Fundação CONFIAR se apresenta em festival nacional

Crédito: Divulgação - CONFIAR

Formado por crianças e adolescentes atendidos pela Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende), o coral da instituição, cujas atividades foram retomadas no primeiro ano da administração do prefeito José Rechuan (DEM), reúne atualmente cem integrantes, que participam dos ensaios em quatro pólos, situados nos seguintes locais: Escola Municipal Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II); igreja de Nossa Senhora Aparecida (Fazenda da Barra I); Escola Municipal Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III) e Colégio estadual Pedro Braile Neto (Jardim Jalisco). Ao destacar a importância do coral como “mais uma iniciativa da Prefeitura visando contribuir para a formação enquanto cidadã das crianças e adolescentes de baixa renda da cidade”, o prefeito José Rechuan (DEM) informou que o programa atende estudantes na faixa etária de sete a 17 anos, matriculados em escolas da rede pública do Município. No mês passado, 40 músicos do Coral do CONFIAR participaram do Festival Canta Brasil 2011, que aconteceu na cidade mineira de Caxambu. - Desde quando assumimos a Prefeitura, temos investido nos programas sociais para o segmento da infância e da adolescência como uma das prioridades da nossa administração. Lançamos, por exemplo, os programas Segundo Turno, Segundo Tempo e Recreio nas Férias; investimos de forma significativa nas escolinhas esportivas, que hoje atendem mais de cem estudantes; e ampliamos as atividades do CONFIAR, do qual o coral faz parte. Desta forma, entendemos que estamos fazendo nossa parte para proporcionar condições de um futuro melhor às nossas crianças e adolescentes – disse Rechuan. Durante os ensaios do coral da Fundação CONFIAR, os estudantes recebem um aprendizado adaptado de acordo com a faixa etária, nos seguintes estilos musicais: MPB (Música Popular Brasileira), clássico, rock, blues, samba e bossa nova. Segundo o coordenador do projeto, Geovani Dias, o coral tem se apresentado em eventos promovidos pelo poder público e a iniciativa privada, além de festivais nacionais e internacionais. As atividades acontecem através de uma parceria da Prefeitura, que cede o uniforme e o transporte dos alunos, com as empresas MAN Latin América (antiga fábrica da Volkswagen) e Bob`s Resende. Todo o material didático foi cedido pelo renomado maestro carioca Ernesto Leal. O projeto tem influenciado de forma positiva também no rendimento escolar dos estudantes. No ano passado, eles tiveram cem por cento de aprovação nos estudos em suas respectivas escolas. O coral trabalha agora para lançar o seu CD, que vai se denominar “Especial Rio” e destacará em suas composições a cultura, a história e as personalidades do Estado do Rio de Janeiro. Os recursos arrecadados com a comercialização dos CDs serão revertidos para a manutenção do próprio projeto. As apresentações no Festival Canta Brasil 2011, em Caxambu, ocorreram no Hotel Glória (dia 25) e na Igreja Matriz da cidade (dia 26). Após o evento, os estudantes conheceram alguns atrativos turísticos deste município mineiro. - Os músicos do nosso coral foram muitos aplaudidos pelo público do festival. Houve elogios quanto à educação, ao repertório, à afinação e a liderança do grupo. Não há dúvidas de que a participação das crianças e adolescentes de Resende contribuiu de forma direta para valorizá-los como pessoas, incentivando-os ainda mais ao aprofundamento do estudo da música – disse o coordenador Geovani Dias.
Palavras chaves: INVESTIMENTO PARA O FUTURO