02/06/2015

Conta na Balança busca alimentação saudável nas cantinas das escolas

Programa combate a obesidade infantil

Conta na Balança busca alimentação saudável nas cantinas das escolas

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O Programa Conta na Balança, que combate a obesidade infantil na rede municipal, vem intensificando as ações para que os comércios de alimentos dentro ou nas proximidades das escolas da rede municipal parem de comercializar produtos que contribuem para o aumento do peso dos estudantes, como refrigerantes, doces e frituras.

A equipe de nutricionistas do programa, com profissionais da ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição) e da Nutrimais, empresa responsável pela merenda escolar na rede municipal de ensino, já se reuniu com os donos de cantinas ou vendedores que atuam na área externa das escolas e solicitou a mudança nos produtos oferecidos.

Eles receberam uma lista de produtos que podem ser comercializados, entre eles frutas, sucos e sanduíche natural. De cinco cantinas que existiam dentro das escolas, apenas três estão em funcionamento atualmente. O programa continuará fiscalizando se esses estabelecimentos irão se adequar à Lei Estadual nº 4.508/2005, que proíbe a comercialização de produtos que colaborem para a obesidade infantil nas cantinas tanto de escolas públicas, quanto privadas do estado. A lei determina que só podem ser mantidas as cantinas que ofereçam alternativas saudáveis aos estudantes.

A idealizadora do programa, a médica cardiologista e deputada estadual Ana Paula Rechuan, explicou que o objetivo não é fechar cantinas e deixar os comerciantes sem sua fonte de renda, mas conscientizá-los de que eles podem auxiliar na luta contra a obesidade infantil abolindo alimentos com açúcar e gordura.

- Esses comerciantes têm que entender que a ajuda deles é essencial para o sucesso do programa. Não adianta nós realizarmos todo um trabalho junto aos alunos, realizando exames, pesando, orientando sobre alimentação correta, se na própria escola ou nas proximidades eles comprarem balas, doces, chocolates e outros produtos nocivos - explicou Ana Paula Rechuan, explicando que o cumprimento da lei será cobrado.

O Programa Conta na Balança é desenvolvido numa ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e de Esportes e a Superintendência de Eventos e Integração.

A próxima ação do programa será a realização de palestras de conscientização para pais de aluno que chegaram ao primeiro ano do Ensino Fundamental este ano. Na última avaliação, foram encontrados 919 alunos com obesidade e 613 com sobrepeso. A meta é reduzir o peso dessas crianças. Cerca de 95 alunos estão em acompanhamento nutricional atualmente.

Palavras chaves: SAÚDE