28/09/2010

Consultório oftamológico já está funcionando no Paraíso

Unidade médica do bairro terá também atendimento de emergência nos próximos meses

Consultório oftamológico já está funcionando no Paraíso

O prefeito José Rechuan (DEM) anunciou, esta semana, o início do funcionamento do consultório oftalmológico na Unidade de Saúde do bairro Paraíso. Segundo ele, cerca de R$ 80 mil foram investidos na aquisição dos aparelhos que garantem o atendimento nesta especialidade no posto do bairro. Antes da instalação do serviço de oftalmologia no Paraíso, apenas o posto de saúde do Manejo contava com o consultório para a realização dos exames nos olhos.

Dois médicos oftalmologistas já estão atendendo na unidade do Paraíso. Agora, a rede municipal de saúde conta com seis médicos para atender os cerca de 600 encaminhamentos por mês destinados à consultas na área de oftalmologia. O secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, informou que graças às melhorias realizadas pela atual administração no atendimento dentro desta especialidade, a Prefeitura conseguiu atender toda a demanda até então existente para pacientes cadastrados nos módulos do Programa Saúde da Família em Resende.

Além da entrada em funcionamento do serviço no posto do Paraíso, a Prefeitura contratou recentemente mais dois médicos oftalmologistas. Segundo Brito, a Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo também uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação visando à triagem de alunos da rede municipal de ensino que precisam ser encaminhados para oftalmologistas. Brito destaca a importância desta parceria, “pois os problemas visuais respondem por uma parcela significativa dos casos de evasão e repetência escolar”.

O planejamento da Secretaria Municipal de Saúde prevê o atendimento dos estudantes no consultório oftalmológico do Paraíso, após uma avaliação de cada caso em algumas escolas da rede municipal. A Secretaria de Saúde estuda ainda a possibilidade de promover a doação de óculos aos alunos de baixa renda cuja deficiência visual for constatada pelo médico.

Pronto-atendimento – Com a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da região da Grande Alegria, cuja obra se encontra em andamento e será inaugurada até o fim do ano, o posto de saúde do Paraíso passará a ter o atendimento de emergência. Isso porque a equipe responsável por este tipo de assistência no posto de saúde da Cidade Alegria vai ser deslocada para o Paraíso, e a UPA receberá uma nova equipe de profissionais.

A Prefeitura já encaminhou um pleito ao Ministério da Saúde visando à liberação de R$ 80 mil para a construção de uma sala de atendimento na unidade do Paraíso, que terá uma maca, um respirador e aparelhos para ressuscitação. Os equipamentos vão garantir atendimento pré-hospitalar a pacientes em casos graves.

Palavras chaves: SAÚDE