19/03/2012

Reuniões do Conselho acontecem todo mês, no Centro Administrativo

Conselho Municipal do Comércio elege diretoria

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O secretário municipal de Turismo e Comércio, Reynaldo Raeli, participou semana passada do encontro que resultou na eleição da primeira diretoria do CONCRES (Conselho do Comércio de Resende). O pleito marcou o primeiro passo para a formalização e o reconhecimento deste órgão municipal. Participaram da eleição, comerciantes de Campos Elíseos, do Centro, da Cidade Alegria, do Manejo e do distrito de Engenheiros Passo, todos eles membros do Conselho.

De acordo com o secretário, o CONCRES foi implantado em fevereiro de 2009, no primeiro ano da administração do prefeito José Rechuan (PP). Desde então, o órgão se reúne mensalmente com o objetivo de promover a atuação conjunta entre a Prefeitura e o comércio da cidade (foto) por ações voltadas ao fortalecimento do setor enquanto uma das atividades da economia, além de assessorar a secretaria na elaboração e aplicação da Política Municipal de Comércio (planos, programas, projetos e atividades).

O Conselho é formado por representantes das seguintes instituições: Prefeitura, Sindicato do Comércio Varejista, Sindicato dos Comerciários, CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), ACIAR (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Resende) e o SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro), além de representantes dos bairros de Campos Elíseos, Centro Histórico, Manejo, Paraíso, Cidade Alegria e do distrito de Engenheiro Passos.

- Este trabalho está inserido na proposta de fortalecimento do setor, que teve início há três anos, quando a administração do prefeito José Rechuan desmembrou as secretarias de indústria e comércio justamente com o intuito de destacar a importância do segmento comercial para o desenvolvimento econômico da cidade. Basta dizer que o setor é responsável pela geração de uma parcela significativa dos empregos com carteira assinada em Resende e por uma fatia importante da receita arrecadada pela Prefeitura para a realização de obras e serviços a favor da população - ressalta o secretário, acrescentando que a formalização do conselho acontecerá nas próximas semanas.

O presidente do Conselho do Comércio de Resende eleito na semana passada é Ulisses de Macedo Lemos (Cicle Dois Irmãos). Já a vice-presidência será exercida pelo comerciante André Amendola (Dipre de Resende Distribuidora de Jornais e Revistas). A secretaria do Conselho vai ser exercida pelos representantes da Prefeitura, Isabel Rodrigues (titular) e Claudio Marques dos Santos (suplente), ambos servidores da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio.

Palavras chaves: GERAÇÃO DE EMPREGOS